Contribuições da avaliação na identificação de efetividade da promoção da saúde na escola no município do Rio de Janeiro

Autores

  • Carlos dos Santos Silva
  • Avamar Filgueira Pantoja

Palavras-chave:

Escola promotora de saúde, Saúde, Escola, Promoção da Saúde, Avaliação, Educação

Resumo

Ao considerar a escola como espaço privilegiado de irradiação de iniciativas de desenvolvimento comunitário e colaboração intersetorial, os autores discutem, a partir da experiência do município do Rio de Janeiro, em que medida os referenciais da Estratégia de Escolas Promotoras de Saúde consolidam a promoção da saúde na escola e superam modelos biomédicos de saúde escolar. A metodologia utilizada foi a descrição dos principais processos e efeitos do desenvolvimento de dez anos dessa estratégia nesse município e os resultados positivos e negativos de avaliação de sua implementação na fase de projeto-piloto e, mais recentemente, de oficinas regionais de saúde na escola. Este artigo pretende contribuir com o debate sobre a identificação dos espaços, processos e mecanismos de avaliação e da efetividade das práticas implementadas de promoção de saúde na escola.

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Publicado

2009-08-19

Como Citar

dos Santos Silva, C., & Filgueira Pantoja, A. (2009). Contribuições da avaliação na identificação de efetividade da promoção da saúde na escola no município do Rio de Janeiro. Boletim Técnico Do Senac, 35(2), 36–49. Recuperado de https://senacbts.emnuvens.com.br/bts/article/view/245

Edição

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