Uso das tecnologias da informação em grupos de pesquisa brasileiros: revisão de teses e dissertações
DOI:
https://doi.org/10.26849/bts.v47i1.866Palavras-chave:
Grupos de pesquisa, Tecnologia da informação, RevisãoResumo
O objetivo deste trabalho foi investigar teses e dissertações sobre o uso das tecnologias da informação em grupos de pesquisa. Foi realizado um levantamento na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, sendo encontradas 12 (70,59%) dissertações e cinco (29,41%) teses. Os resultados mostraram que os pesquisadores vêm sendo influenciados pelas tecnologias, criando modelos e usando ferramentas tecnológicas para organizar suas atividades. Concluiu-se que houve escassez de estudos, mas aqueles encontrados trouxeram informações que podem ser usadas para gerenciar as atividades em grupos de pesquisa.
Downloads
Referências
ALVES, Sabrina Augusta de Oliveira. Comunidade científica via internet (CCI): uma análise sobre o uso de novas tecnologias digitais na pesquisa científica do Brasil (um estudo de caso com o grupo PROCAD). 2004. Dissertação (Mestrado) — Faculdade de Biblioteconomia e Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.
AZAMBUJA, Marcos Jolbert Cáceres. A IPTV como modalidade de educação: um estudo de caso no ensino de Engenharia. 2013. Dissertação (Mestrado) — Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
CASTELLANI, Márcia Reiff; REINHARD, Nicolau; ZWICKER, Ronaldo. Cultura organizacional e tecnologia da informação: um estudo do uso da internet na atividade acadêmica de pesquisa. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 23., 1998, Foz do Iguaçu. Anais [...] Rio de Janeiro: ANPAD, 1998, p. 1-15.
COELHO NETO, João; BLANCO, Marilia Bazan; ARAÚJO, Roberta Negrão de. As tecnologias da informação e comunicação para o ensino de ciências: percepções, desafios e possibilidades para o contexto educacional. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, Santo Ângelo, v. 9, n. 2. p. 3-16, maio/ago. 2019. Disponível em: http://srvapp2s.urisan.tche.br/seer/index.php/encitec/article/view/2218/pdf-2218. Acesso em: 08 fev. 2020.
CONFORTO, Edivandro Carlos; AMARAL, Daniel Capaldo; SILVA, Sergio Luis da. Roteiro para revisão bibliográfica sistemática: aplicação no desenvolvimento de produtos e gerenciamento de projetos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO, 8, 2011, Porto Alegre. Anais [...]. [S. l.: s. n.], 2011. p. 1-12.
CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO. Censo atual. Brasília, DF: CNPq, [202-]. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/web/dgp/censo-atual/. Acesso em: 16 nov. 2020.
CORREIA, Rosangela Linhares.; SANTOS, José Gonçalo dos. A importância da tecnologia da informação e comunicação (TIC) na educação a distância (EAD) do ensino superior (IES). Revista Aprendizagem em EAD, [Brasília, DF], v. 2, p. 1-16, nov. 2013.
DUTRA, Marianna Caroline Zanini. Modelo de gestão integrada para o desenvolvimento de projetos em um grupo de pesquisa. 2017. Dissertação (Mestrado) — Departamento de Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2017.
ERDMANN, Alacoque Lorenzini; MELLO, Ana Lúcia Ferreira de; ANDRADE, Selma Regina de; KLOCK, Patrícia. Funcionalidade dos grupos de pesquisa de administração/gestão/ gerência de enfermagem. Rev Rene, Fortaleza, v. 11, n. 2, p. 19-26, abr./jun. 2010.
FELIX, Edilaine Heleodoro. A pesquisa nos grupos de pesquisa: cibernética pedagógica - Laboratório de Linguagem Digitais (LLD). 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) — Departamento de Comunicações e Artes, Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
FERENHOF, Helio Aisenberg; FERNANDES, Roberto Fabiano. Desmistificando a revisão de literatura como base para redação científica: método SSF. Revista ACB, Florianópolis, v. 21, n. 3, p. 550-563, ago./nov. 2016.
FERRASI, Emerson Carlos Sarti. Desenvolvimento de sistema para gerenciamento de dados de pesquisa. 2013. Dissertação (Mestrado) — Faculdade de Medicina, Universidade Estadual Paulista, Botucatu, 2013.
FERRAZ, Isabela Neves. Repertório compartilhado de recursos em comunidades virtuais de prática: um estudo dos mecanismos de interação, organização e controle em grupos de pesquisa científica. Dissertação (Mestrado em Administração) — Programa de Pós-graduação em Administração, Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
FERREIRA, Sueli Mara Soares Pinto. Redes eletrônicas e informação: abordagem Sense-Making para estudo de comportamento de usuários do Instituto de Física da USP. 1995. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) — Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1995.
FIGUEIRA NETTO, Silvino C. A comunicação científica de redes de computadores: a experiência de pesquisadores brasileiros. 1994. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) — Departamento de Ciência da Informação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1994.
FREITAS JÚNIOR, Olival de Gusmão. Um modelo de sistema de gestão de conhecimento para grupos de pesquisa e desenvolvimento. 2003. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.
JANNUZZI, Celeste Aída Sirotheau Corrêa; FALSARELLA, Orandi Mina; SUGAHARA, Cibele Roberta. Sistema de informação: um entendimento conceitual para a sua aplicação nas organizações empresariais. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 19, n. 4, p. 94-117, out./dez. 2014.
KRAHL, Monica et al. Experiência dos acadêmicos de enfermagem em um grupo de pesquisa. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, DF, v. 62, n. 1, p.146-150, Brasília, jan./fev. 2008.
LEMOS, Claudeth da Silva; SILVA, Daniele Cariolano da; SILVA, Francisco Tiago Ribeiro; LIMA, Venícius de Sousa. Gepedes no IFCE-campus Quixadá: uma experiência de ensino-pesquisa. Revista Educação Online, Rio de Janeiro, n. 31, maio/ago. p. 143-167, 2019.
LICHTNOW, Daniel. Desenvolvimento e implementação de um protótipo de ferramenta para gestão do conhecimento em grupos de pesquisa. 2001. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) — Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2001.
LIMA, Karina Kühl de. Sistemas de apoio à gestão do conhecimento em redes de pesquisa: o caso Instituto Fábrica do Milênio. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Produção) — Departamento de Engenharia, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2005.
MIRANDA, Raquel Gianolla. Tecnologias, educação e seus sentidos: o movimento de um grupo de pesquisa sobre interdisciplinaridade – GEPI. 2008. Tese (Doutorado em Educação) — Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2008.
MOTTA, Rodrigo Patto Sá. As universidades e o regime militar: cultura política brasileira e modernização autoritária. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.
ODELIUS, Catarina Cecília et al. Processos de aprendizagem, competências aprendidas, funcionamento, compartilhamento e armazenagem de conhecimentos em grupos de pesquisa. Cadernos EBAPE, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 199- 220, mar. 2011.
PILATTI, Orlando. Especialização: falácia ou conhecimento aprofundado? Revista Brasileira de Pós-Graduação, [Brasília, DF], v. 3, n. 5, p. 7-26, jun. 2006. Disponível em: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/93/89. Acesso em: 7 jan. 2020.
PRADO, Cláudia et al. Espaço virtual de um grupo de pesquisa: o olhar dos tutores. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 46, n. 1, p. 246-252, 2012.
RAMOS, Amauri Pereira. Construção, uso e disseminação da informação em grupos de pesquisa por meio de ambientes virtuais de colaboração. 2006. Dissertação (Mestrado) — Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2006.
REEDY, Joel; SCHULLO, Shauna; ZIMMERMAN, Kenneth. Marketing eletrônico: a integração de recursos eletrônicos ao processo de marketing. 2. ed. São Paulo: Bookman, 2006.
SAMPAIO, Eduardo Magalhães. Ferramentas de cooperação para o trabalho em redes de pesquisas geocientíficas. 2017. Tese (Doutorado em Geologia) — Instituto de Geociências, Universidade Federal da Bahia, Bahia, 2017.
SANTOS JÚNIOR, Victor Lourenço dos. Organização da interação de pesquisadores na prática científica: um estudo de grupos de pesquisa da UFRG. 2000. Dissertação (Mestrado em Sociologia) — Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2000.
SANTOS, Domingos Bernardo Gomes. Aplicação de ferramentas computacionais à gestão do conhecimento científico em grupos de pesquisa. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia) — Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.
SANTOS, Domingos Bernardo Gomes. O conhecimento e a pesquisa nas nuvens: uma pesquisa social sobre a aplicação das práticas de gestão do conhecimento associadas às tecnologias de computação em nuvens em ambientes de pesquisa. 2016. Tese (Doutorado em Ciências) — Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.
SANTOS, Eduardo Tafeli Carneiro dos. Gestão eletrônica de documentos: gerenciamento do conhecimento para grupos de pesquisa. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) — Departamento de Engenharia, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.
SOUZA, Maria da Paixão Neres de. As tecnologias de informação no processo de produção, legitimação e difusão do conhecimento dos pesquisadores da Embrapa. 1999. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) — Departamento de Ciência da Informação e Documentação, Universidade de Brasília, Brasília, 1999.
TISOTT, Priscila Bresolin. Inovação em grupos de pesquisa em nanotecnologia: um estudo de caso no Rio Grande do Sul. 2015. Dissertação (Mestrado em Administração) — Departamento de Administração, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Compromisso de Disponibilização dos Trabalhos em Licença Creative Commons
O Boletim Técnico do Senac será disponibilizado por meio da licença BY NC, de forma gratuita e sem fins comerciais.
Em vista disso, ao submeter seus trabalhos para avaliação, os autores se comprometem a providenciarem a disponibilização de seus trabalhos pela licença Creative Commons BY NC junto ao website <https://br.creativecommons.org>, dispensando, assim, a necessidade da assinatura de qualquer documento ou contrato com o Senac para regular a disponibilização de seus trabalhos no Boletim Técnico do Senac.
O(s) autor(es)declaram, ainda, que reconhecem o Boletim Técnico do Senac como periódico eletrônico de acesso livre, cujas Políticas e Diretrizes para Autores estão à disposição para conhecimento em seu sítio oficial na web, a saber – www.bts.senac.br – e que as mesmas podem ser modificadas a qualquer tempo, ficando imediatamente qualquer nova condição publicada on-line.