Educação para as emoções em alunos do ensino básico português: desenvolvimento das habilidades (socio)emocionais
DOI:
https://doi.org/10.26849/bts.v47i1.867Palavras-chave:
Habilidades socioemocionais, Educação para emoções, Dificuldades de aprendizagem, Ensino básicoResumo
O estudo de teor qualitativo (estudo de caso) aborda no seu escopo as emoções e habilidades socioemocionais em alunos portugueses com dificuldades de aprendizagem de duas escolas do ensino básico com aplicação de um programa. Os objetivos foram: compreender como os alunos lidam com as emoções; analisar a relação das dificuldades de aprendizagem com o estado emocional; valorizar a educação para as emoções na escola; desenvolver inteligência emocional nos alunos. As técnicas de recolha de dados foram: entrevistas semiestruturadas; observação participante; intervenção; focus group; notas de campo. Os resultados mostraram melhoria nas relações, nas habilidades emocionais e no desempenho escolar.ho escolar.
Downloads
Referências
BISQUERRA, Rafael. De la passió a l’emoció: fonaments per a l’educació emocional. Temps d’Educació, Barcelona, n. 52, p. 253-267, 2017.
BISQUERRA, Rafael; PÉREZ-GONZÁLEZ, Juan Carlos; GARCÍA, Esther. Inteligencia emocional en educación. Madrid: Síntesis, 2015.
BRACKETT, Marc; RIVERS, Susan; SALOVEY, Peter. Emotional intelligence: implications for personal, social, academic, and workplace success. Social and Personality Psychology Compass, [s. l.], v. 5, n. 1, p. 88-103, 2011.
CANDEIAS, Adelinda Araújo; REBELO, Nicole. Estudos de caracterização dos perfis atitudinais e emocionais em alunos do ensino básico. International Journal of Developmental and Educational Psychology (INFAD): Revista de Psicología, Spain, v. 2, n. 1, p. 143-154, 2012.
EXTREMERA, Natalio; FERNÁNDEZ-BERROCAL, Pablo. Inteligencia emocional y educación. Madrid: Acción Gestión Social, 2015.
FERNÁNDEZ-BERROCAL, Pablo; CABELLO, Rosário; GUTIÉRREZ-COBO, Maria José. Avances en la investigación sobre competencias emocionales en educación. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, Madrid, v. 31, n. 1, 15-26, 2017.
GOTTMAN, Joan; DECLAIRE, John. A inteligência emocional na educação. Cascais: Pergaminho, 2009.
IBARROLA, Begoña. Aprendizaje emocionante: neurociencia para aula. Madrid: SM, 2016.
LOPES, João Almeida. Conceptualização, avaliação e intervenção nas dificuldades de aprendizagem: a sofisticada arquitetura de um equívoco. Lisboa: Psiquilibrios, 2010.
LÓPEZ-CASSÀ, Èlia; GARCÍA-NAVARRO, Esther. La educación emocional en los centros educativos. Comunicación y Pedagogía, [s. l.], n. 323-324, p. 25-29, 2020.
MAYER, John D.; CARUSO, David R.; SALOVEY, Peter. The ability model of emotional intelligence: principles and updates. Emotion Review, [s. l.], v. 8, n. 4, p. 290-300, 2016.
MAYER, John D.; SALOVEY, Peter; CARUSO, David R. Emotional intelligence: new ability or eclectic mixt of traits? American Psychologist, [s. l.], v. 63, n. 6, p. 503-517, 2008.
MINBASHIAN, Amirali; BECKMANN, Nadin; WOOD, Robert E. Emotional intelligence and individual differences in affective processes underlying task‐contingent conscientiousness. Journal of Organizational Behavior, [s. l.], v. 39, n. 2, p. 1182-1196, 2018.
PALMERO-CANTERO, Francisco; GUERRERO-RODRÍGUEZ, Cristina; GÓMEZIÑIGUEZ, Consolación; CARPI-BALLESTER, Amparo; GORAYEB, Ricardo. Manual de teorías emocionales y motivacionales. Castellón de la Plana: Publ. Universidad Jaume I, 2011.
PONS, Francisco; HARRIS, Paul L.; DE ROSNAY, Marc. Emotion comprehension between 3 and 11 years: developmental periods and hierarchical organization. European Journal of Developmental Psychology, [s. l.], v. 1, n. 2, p. 127-152, 2004.
REBELO, Nicole. Estudo dos perfis atitudinais e emocionais de alunos do ensino básico português: caracterização em função do nível escolar e do sexo. 2012. Dissertação (Mestrado em Psicologia) — Escola Ciências Sociais, Universidade de Évora, Évora, 2012.
RESCHKE, Peter J.; WALLE, Eric. A.; DUKES, Daniel. Interpersonal development in infancy: the interconnectedness of emotion understanding and social cognition. Child Development Perspectives, [s. l.], v. 11, n. 3, p. 178-183, 2017.
ROS, Agnes; FILELLA, Gemma; RIBES, Ramona; PÉREZ-ESCODA, Núria. Análisis de la relación entre competencias emocionales, autoestima, clima de aula, rendimiento académico y nivel de bienestar en educación primaria. Revista Española de Orientación y Psicopedagogía, Madrid, v. 28, n. 1, p. 1-18, 2017.
SCHULZE, Ralf; ROBERTS, Richard D. Emotional intelligence: an international handbook. Cambridge: Hogrefe y Huber, 2005.
VALENZUELA-SANTOYO, Alba del Carmen; PORTILLO, Samuel Alejandro. La inteligencia emocional en educación primaria y su relación con el rendimento académico. Revista Electrónica Educare, [s. l.], v. 22, n. 3, p. 228-242, 2018.
VALGÔDE, Maria João. Dificuldades de aprendizagem e problemática emocional: utilização da prova “era uma vez…”. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) — Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2016.
WOYCIEKOSKI, Carla; HUTZ, Claudio Simon. Inteligência emocional: teoria, pesquisa, medida, aplicações e controvérsias. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 22, n. 1, p. 1-11, 2009.
WU, Yang; SCHULZ, Laura E. Inferring beliefs and desires from emotional reactions to anticipated and observed events. Child Development Perspectives, [s. l.], v. 89, n. 2, p. 649-662, 2018.
ZURITA, Ana. Atividades para o desenvolvimento da inteligência emocional nas crianças. Lisboa: Arte Plural Edições, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Compromisso de Disponibilização dos Trabalhos em Licença Creative Commons
O Boletim Técnico do Senac será disponibilizado por meio da licença BY NC, de forma gratuita e sem fins comerciais.
Em vista disso, ao submeter seus trabalhos para avaliação, os autores se comprometem a providenciarem a disponibilização de seus trabalhos pela licença Creative Commons BY NC junto ao website <https://br.creativecommons.org>, dispensando, assim, a necessidade da assinatura de qualquer documento ou contrato com o Senac para regular a disponibilização de seus trabalhos no Boletim Técnico do Senac.
O(s) autor(es)declaram, ainda, que reconhecem o Boletim Técnico do Senac como periódico eletrônico de acesso livre, cujas Políticas e Diretrizes para Autores estão à disposição para conhecimento em seu sítio oficial na web, a saber – www.bts.senac.br – e que as mesmas podem ser modificadas a qualquer tempo, ficando imediatamente qualquer nova condição publicada on-line.