Investigação na docência: possíveis contribuições aos processos formativos dos professores formadores

Autores

  • Maria Antonia Ramos de Azevedo
  • Maria de Fátima Ramos de Andrade

Palavras-chave:

Docência, Investigação, Pedagogia Universitária

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar propostas de correlacionar o exercício da docência com os processos investigativos de duas professoras universitárias na disciplina de Didática na Pedagogia, nos estágios no curso de Pedagogia da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e nos Cursos de Licenciatura na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita (UNESP). No encaminhamento metodológico foram realizados registros escritos dos alunos e professores, e gravações de alguns momentos formativos. Como conclusão destaca-se a ação dos alunos e dos professores como protagonistas dos processos de construção e aquisição de conhecimentos na área por meio da ação investigativa dos processos formativos para a docência. Destaca-se a necessidade de as Universidades valorizarem ações docentes que articulem a formação inicial de professores aos processos de ensino e aprendizagem para a investigação.

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Publicado

2012-12-19

Como Citar

Ramos de Azevedo, M. A., & Ramos de Andrade, M. de F. (2012). Investigação na docência: possíveis contribuições aos processos formativos dos professores formadores. Boletim Técnico Do Senac, 38(3), 30–39. Recuperado de https://senacbts.emnuvens.com.br/bts/article/view/154

Edição

Seção

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