A política educacional para a formação dos trabalhadores e a especificidade do projeto capitalista brasileiro: o ideário educacional em função da (des)qualificação do trabalho
Palavras-chave:
Educação profissional, Ideologia do desenvolvimento, Capitalismo dependente, Políticas públicasResumo
A política de educação profissional brasileira está profundamente relacionada ao modo como o país vem se inserindo na economia mundial e está situada em meio ao processo histórico e ideológico de desenvolvimento capitalista, enquanto parte de um amplo conjunto de metas de ajuste estrutural e superestrutural direcionadas a adequar os “pa- íses em desenvolvimento” ao processo de financeirização mundializada da produção. Retomando autores clássicos e contemporâneos do pensamento crítico social brasileiro, este artigo busca situar o debate em torno das noções e ideologias que reordenam as relações educativas no âmbito das transformações econômicas, políticas e sociais em curso nas últimas décadas, no intuito de captar a contradição entre as demandas por escolarização e ampliação da escola e as tendências da (des)qualificação do trabalho, mediante a especificidade do capitalismo dependente.Downloads
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