Estágio de pós-doutorado em terras lusitanas: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.26849/bts.v45i2.777Palavras-chave:
Relato, Estágio, Pós-doutorado, PortugalResumo
Este artigo apresenta relato de experiência de estágio de pós-doutorado realizado em Portugal, na Universidade de Aveiro. Durante a realização do estágio, foram desenvolvidas várias atividades que fizeram desse momento um proveitoso caminho, que abriu os horizontes, aguçou a curiosidade
científica e o compromisso com a pesquisa. O foco do trabalho de pesquisa desenvolvido durante o estágio foi o uso das redes sociais por estudantes de nível superior. Conclui-se pelo estímulo a mais pesquisadores desenvolverem estágios em instituições de ensino portuguesas.
Downloads
Referências
AGENDA Portugal Digital. Portugal: República Portuguesa, [2012]. Disponível em: http://www.portugaldigital.pt/index/. Acesso em: 12 jul. 2019.
BOTTENTUIT JUNIOR, J. B. Concepção, avaliação e dinamização de um portal educacional de WebQuests em língua portuguesa. 2010. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Minho, Braga, 2010. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/11889. Acesso em: 10 jul. 2019.
CARMO, H.; FERREIRA, M. M. Metodologia da investigação: guia para autoaprendizagem. 2. ed. Lisboa: Universidade Aberta, 2008.
COHEN, L.; MANION, L.; MORRISON, K. Research methods in education. 6. ed. London: Routledge, 2007.
HILL, M. M.; HILL, A. Investigação por questionário. Lisboa: Edições Sílabo, 2000.
MACHADO, C.; BETTENCOURT, T. BeSafe: privacidade e segurança nas redes sociais. In: FÓRUM CIDTFF, 1., 2017, Aveiro. Anais... Aveiro: UA Editora, 2017a.
MACHADO, C.; BETTENCOURT, T. BeSafe: privacy and security in social networks. In: RESEARCH DAY, 2017, Aveiro. Anais... Aveiro: UA Editora, 2017b.
MACHADO, C.; BETTENCOURT, T. Desenho e construção do questionário sobre privacidade e segurança nas redes sociais. In: CONGRESSO INTERNACIONAL TIC E EDUCAÇÃO, 5., 2018; TICEDUCA, 2018, Lisboa. Anais... Lisboa: Universidade de Lisboa, 2018a. Disponível em: https://ead.ulisboa.pt/pluginfile.php/20912/mod_resource/content/1/atas_ticeduca_2018.pdf. Aesso em: 11 jul. 2019.
MACHADO, C.; BETTENCOURT, T. Evaluating the usability of educational project website: a case study. In: EDULEARN18, 2018, Palma. Conference proceedings. Valencia: IATED Academy, 2018b. p. 9532-9539.
MACHADO, C.; BETTENCOURT, T. O lado negro das redes sociais quais os riscos e como me proteger? IE Comunicaciones: revista iberoamericana de informática educativa, Madrid, n. 28, p. 9–19, jul./dic. 2018c. Disponível em: http://161.67.140.29/iecom/index.php/IECom/article/view/308/302. Acesso em: 11 jul. 2019.
MACHADO, C.; BETTENCOURT, T. Privacy and security in social networks: the virtual is real. In: EDULEARN18, 2018, Palma. Conference proceedings. Valencia: IATED Academy, 2018d. p. 9320-9325.
MACHADO, C.; BETTENCOURT, T. Projeto BeSafe: os estudantes do ensino superior português e a utilização das redes sociais: alguns resultados. In: FÓRUM CIDTFF: CONSTRUINDO UM COMPROMISSO COM A CIÊNCIA ABERTA, 2., 2018, Aveiro. Livro de posters. Aveiro: UA Editora, 2018e.
MACHADO, C.; BETTENCOURT, T. Projeto BeSafe: utilizar as redes sociais com responsabilidade e segurança. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE TIC NA EDUCAÇÃO: CHALLENGES, 10., 2017, Braga. Anais [...] Braga: [s. n.], 2017c.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed ed. São Paulo: Atlas, 2003.
PORTUGAL INCoDe.2030: Iniciativa nacional competências digitais e.2030. Lisboa: República Portuguesa, 2017. Disponível em: http://www.incode2030.pt/. Acesso em: 11 jul. 2019.
RUBIN, J.; CHISNELL, D. Handbook of usability testing: how to plan, design, and counduct effetive tests. 2nd ed. Indianapolis: Wiley Publishing, 2008.
SILVA, R. C.; FERREIRA, M. D. A.; APOSTOLIDIS, T. Doutorado sanduíche como estratégia de internacionalização do conhecimento da enfermagem. Ciência, Cuidado e Saúde, Maringá, v. 13, n. 4, p. 782–787, 2014.
SILVA, S. R. D. Relato de experiência de pesquisa no exterior e aprimoramento da carreira acadêmica: desafios extramuros. Arquivos em Movimento, Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, p. 97–103, 2012. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/am/article/viewFile/9200/7330. Acesso em: 11 jul. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Compromisso de Disponibilização dos Trabalhos em Licença Creative Commons
O Boletim Técnico do Senac será disponibilizado por meio da licença BY NC, de forma gratuita e sem fins comerciais.
Em vista disso, ao submeter seus trabalhos para avaliação, os autores se comprometem a providenciarem a disponibilização de seus trabalhos pela licença Creative Commons BY NC junto ao website <https://br.creativecommons.org>, dispensando, assim, a necessidade da assinatura de qualquer documento ou contrato com o Senac para regular a disponibilização de seus trabalhos no Boletim Técnico do Senac.
O(s) autor(es)declaram, ainda, que reconhecem o Boletim Técnico do Senac como periódico eletrônico de acesso livre, cujas Políticas e Diretrizes para Autores estão à disposição para conhecimento em seu sítio oficial na web, a saber – www.bts.senac.br – e que as mesmas podem ser modificadas a qualquer tempo, ficando imediatamente qualquer nova condição publicada on-line.