Juventude pescadora: questões conceituais, de classe e o processo de construção do ser jovem
DOI:
https://doi.org/10.26849/bts.v45i2.779Palavras-chave:
Juventude pescadora, Classe social, Processo de construção do ser jovemResumo
A partir de um recorte de classe, buscou-se discutir como a juventude está sendo vista por um conjunto de sujeitos que produzem suas existências por meio do trabalho da pesca. Tomando como referência o materialismo histórico-dialético, concluiu-se que os jovens pescadores de Cametá-PA vivem o momento de ser jovem não de maneira plena e socialmente realizável, e sim, truncada, e, não raras vezes, protelada. Contudo, também resistem e lutam contra as negações que são por eles vividas, mostrando,
assim, uma clara compreensão da realidade contraditória da qual fazem parte.
Downloads
Referências
ARAUJO, Ronaldo Marcus de Lima; ALVES, João Paulo da Conceição. Juventude, trabalho e educação: questões de diversidade e classe das juventudes na Amazônia. In: SEMINÁRIO LUSO-BRASILEIRO EDUCAÇÃO, TRABALHO E MOVIMENTOS SOCIAIS, 6, 2013, Lisboa. Atas [...] Lisboa: Universidade de Lisboa, 2013. p. 246- 258.
BOGO, Ademar. Identidade e luta de classe. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2010.
COSTA, Gilson da Silva. Desenvolvimento rural sustentável com base no paradigma da agroecologia. Belém: UFPA/NAEA, 2006.
DAYRELL, Juarez; GOMES, Nilma Lino. A juventude no Brasil. Serviço Social da Indústria (SESI), [S. l.], n. 30, p. 25-39, 1999. Disponível em: http://www.cmjbh.com.br/arq_Artigos/SESI%20JUVENTUDE%20NO%20BRASIL.pdf. Acesso em: 9 nov. 2014.
FRANCO, Maria Laura P. B. Análise de conteúdo. Brasília, DF: Líber Livro, 2007.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Juventude, trabalho e educação: o presente e o futuro interditados ou em suspenso. In: TIRIBA, Lia; CIAVATTA, Maria (Org.). Trabalho e educação de jovens e adultos. Brasília, DF: Liber Livro; Niterói: EdUFF, 2011.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva: um (re)exame das relações entre educação e estrutura econômico-social e capitalista. 9. ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 2010.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Juventude, trabalho e educação no Brasil: perplexidades, desafios e perspectivas. In: NOVAES, R.; VANNUCHI, P. (Org.). Juventude e sociedade: trabalho, educação, cultura e participação. São Paulo: Fundação Perseu Abramo; Porto Alegre: Instituto Cidadania, 2004. p. 180-216.
HOBSBAWM, Eric. O novo século. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
IBGE. Contagem da população 2007. Rio de Janeiro: IBGE, 2008. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/contagem2007/default.shtm. Acesso em: 25 mar. 2010.
JUVENTUDE com vida provisória e em suspenso. Direção de Lara Frigotto. Coordenação de Gaudêncio Frigotto. Rio de Janeiro: Arissas Multimídias, 2009. 1 DVD (50 min), NTSC, son., color.
KOSIK, Karel. Dialética do concreto. 7. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2012.
MORAES, Sérgio Cardoso de. De homens e peixes: a metamorfose da vida na água. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2002.
RODRIGUES, Doriedson do Socorro. Saberes do trabalho da pesca e identidade de juventude do município de Cametá: Nordeste da Amazônia paraense. Cametá, 2012a. Projeto de pesquisa aprovado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico- CNPQ.
RODRIGUES, Doriedson do Socorro. Saberes sociais e luta de classes: um estudo a partir da Colônia de Pescadores Artesanais Z-16: Cametá/Pará. Belém: [s. n.], 2012b.
RODRIGUES, Doriedson do Socorro; SILVA, Gilmar Pereira da. Saberes do trabalho da pesca de jovens ribeirinhos no Município de Cametá-Pará-Brasil: questões de Identidade e formação do trabalhado. In: ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE NORDESTE, 22., 2014, Natal. Anais [...]. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Centro de Educação/Programa de Pós-graduação em Educação, 2014.
SILVA, Gilmar Pereira da. Políticas de formação, currículo e trabalho para a juventude do campo na Amazônia: construindo indicadores de qualidade para o ensino médio do campo, na microrregião de Cametá/Estado do Pará. Cametá, 2013. Projeto de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPQ.
SILVA, Jamerson Antônio de Almeida da. As especificidades das políticas de qualificação profissional para a juventude. In: OLIVEIRA, Ramon de (Org.). Jovens, ensino médio e educação profissional: políticas públicas em debate. Campinas: Papirus, 2012.
THIOLLENT, Michel. Crítica metodológica, investigação social e enquete operária. São Paulo: Polis, 1985.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em Ciências Social: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Compromisso de Disponibilização dos Trabalhos em Licença Creative Commons
O Boletim Técnico do Senac será disponibilizado por meio da licença BY NC, de forma gratuita e sem fins comerciais.
Em vista disso, ao submeter seus trabalhos para avaliação, os autores se comprometem a providenciarem a disponibilização de seus trabalhos pela licença Creative Commons BY NC junto ao website <https://br.creativecommons.org>, dispensando, assim, a necessidade da assinatura de qualquer documento ou contrato com o Senac para regular a disponibilização de seus trabalhos no Boletim Técnico do Senac.
O(s) autor(es)declaram, ainda, que reconhecem o Boletim Técnico do Senac como periódico eletrônico de acesso livre, cujas Políticas e Diretrizes para Autores estão à disposição para conhecimento em seu sítio oficial na web, a saber – www.bts.senac.br – e que as mesmas podem ser modificadas a qualquer tempo, ficando imediatamente qualquer nova condição publicada on-line.