A estética de Lukács: contribuições ao currículo das “ciências duras”

Autores

  • Patricia Murara Stryhalski
  • Gesiele Reis
  • Zemilda do Carmo Weber do Nacimento dos Santos
  • Verônica Gesser

DOI:

https://doi.org/10.26849/bts.v46i2.786

Palavras-chave:

Currículo, Espelhamento estético, Ciências duras

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão acerca da Teoria do Espelhamento Estético de Lukács e suas possíveis contribuições ao currículo das ditas ciências duras. Para compor o corpus de análise, apresentam-se os dados emergentes da pesquisa de Murara (2013), cujo objetivo é caracterizar como os currículos e a prática docente de tais cursos impactaram a empregabilidade dos alunos egressos. No desenvolvimento deste trabalho, apropriam-se os aportes teóricos que explicitam as ideias estéticas de Lukács, sob a luz de Frederico (2000), Sales (2009) e Konder (2013).

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DESCARTES, René. Discurso do método. 2. ed. São Paulo: Escala, 2009.

DUARTE JÚNIOR, João Francisco. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. 3. ed. Curitiba: Criar Edições, 2010.

FREDERICO, Celso. Cotidiano e arte em Lukács. Estudos Avançados, São Paulo, v. 14, n. 40, p. 299-308, dez. 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ea/v14n40/v14n40a22.pdf. Acesso em: 07 jun. 2020.

KEIM, Ernesto Jacob. Humanização e educação em Freire e Lukács. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 6, n. 2, p. 300-321, maio/ago. 2011. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/viewFile/2572/1706. Acesso em: 07 jun. 2020.

KONDER, Leandro. Os marxistas e a arte: breve estudo histórico-crítico de algumas tendências da estética marxista. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2013.

LUKÁCS, Georg. Ensaios sobre a literatura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1965. (Biblioteca do Leitor Moderno, 58).

LUKÁCS, Georg. Estética 1: la peculiaridad de lo estético. Barcelona: Ediciones Grijalbo, 1982.

LUKÁCS, Georg. Introdução a uma estética marxista: sobre a categoria da particularidade. Tradução de Carlos Nelson Coutinho e Leandro Konder. Rio de Janeiro, RJ: Civilização Brasileira, 1978.

MARX, Karl. O capital: crítica da economia política: livro I: o processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo, c2013.

MURARA, Patricia. Ensino médio articulado com a Educação Profissional: currículo, prática docente e empregabilidade. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) — Programa de Pós-Graduação, Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2013. Disponível em: http://siaibib01.univali.br/pdf/Patricia%20Murara.pdf. Acesso em: 07 de jun. 2020.

RANGHETTI, Diva Spezia; GESSER, Verônica. Currículo escolar: das concepções histórico-epistemológicas à sua materialização na prática dos contextos escolares. Curitiba: Editora CRV, 2011.

SALES, Rafael dos Santos Fernandes. A sociologia da literatura de Georg Lukács. Revista Senso Comum, [Goiânia], n. 1, p. 67-75, 2009. Disponível em: https://sensocomum.xanta.org/index.php/revista/article/view/11/10. Acesso em: 07 jun.

SANTOS NETO, Artur Bispo dos. G. Lukács e Francis Bacon: ciência como concepção de mundo. Conhecimento & Diversidade, [Niterói], v. 2, n. 4, p. 37-54, ago. 2012. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/conhecimento_diversidade/article/view/517. Acesso em: 07 jun. 2020.

VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. As ideias estéticas de Marx. 3. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

Publicado

2020-07-21

Como Citar

Murara Stryhalski, P., Reis, G. ., do Carmo Weber do Nacimento dos Santos, Z. ., & Gesser, V. . (2020). A estética de Lukács: contribuições ao currículo das “ciências duras”. Boletim Técnico Do Senac, 46(2). https://doi.org/10.26849/bts.v46i2.786

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.