Projetos integradores e a experiência inovadora do laboratório de práticas profissionais no Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
DOI:
https://doi.org/10.26849/bts.v45i3.795Palavras-chave:
Desenvolvimento de competências, Prática profissional, Protagonismo do estudante, Projeto integradorResumo
Este trabalho apresenta a experiência da utilização da estratégia metodológica Laboratório de Práticas Profissionais, realizada na Graduação Tecnológica em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade de Tecnologia Senac Rio. Analisa em que medida o Laboratório possibilitou que os estudantes desenvolvessem e consolidassem as competências previstas, na busca de solução a un desafio concreto, ao articular e integrar todos os módulos do curso para atender a uma demanda real trazida por uma empresa de consultoria e gestão de software para gerenciamentos de navios na área de offshore.
Downloads
Referências
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução n. 3, de 18 de dezembro de 2002. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a organização e o funcionamento dos cursos superiores de tecnologia. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 139, n. 247, p. 162-163, 2002. Disponível em: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=23/12/2002&jornal=1&pagina=163&totalArquivos=304. Acesso em: 17 out. 2018.
CORDÃO, Francisco Aparecido; MORAES, Francisco de. Educação profissional no Brasil: síntese histórica e perspectivas. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2017.
ELLIOT, Ligia Gomes; HILDEBRAND, Lucí; BERENGER, Mercêdes M. Questionário. In: ELLIOT, Ligia Gomes (org). Instrumento de avaliação e pesquisa: caminhos para construção e validação. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2012. Cap. 1.
FREITAS, Wilma B. A.; NORI, Maria Teresa M. L2P: laboratório de práticas profissionais: a dimensão pragmática da aprendizagem. Rio de Janeiro: WalPrint, 2014.
MASI, Domenico de. O futuro do trabalho: fadiga e ócio na sociedade pósindustrial. 9. ed. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 2006.
MINAYO, Maria Cecília de Souza O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 10. ed. rev. e atual. São Paulo: Hucitec, 2006.
PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.
REHEM, Cleunice Matos. Perfil e formação do professor de educação profissional técnica. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2009.
SENAC. Departamento Regional no Rio de Janeiro. Graduação Tecnológica em Análise e Desenvolvimento de Sistemas: sobre o curso. [2019]. Disponível em: https://www.rj.senac.br/faculdade-senac/graduacao/graduacao-tecnologica-emanalise-e-desenvolvimento-de-sistemas. Acesso em: 23 mar. 2019.
SILVA, Letícia Ester Cruz da. Acompanhamento metodológico dos instrutores e professores da educação profissional e tecnológica do Senac RJ: avaliação do processo. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação) – Faculdade Cesgranrio, Rio de Janeiro, 2018.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Compromisso de Disponibilização dos Trabalhos em Licença Creative Commons
O Boletim Técnico do Senac será disponibilizado por meio da licença BY NC, de forma gratuita e sem fins comerciais.
Em vista disso, ao submeter seus trabalhos para avaliação, os autores se comprometem a providenciarem a disponibilização de seus trabalhos pela licença Creative Commons BY NC junto ao website <https://br.creativecommons.org>, dispensando, assim, a necessidade da assinatura de qualquer documento ou contrato com o Senac para regular a disponibilização de seus trabalhos no Boletim Técnico do Senac.
O(s) autor(es)declaram, ainda, que reconhecem o Boletim Técnico do Senac como periódico eletrônico de acesso livre, cujas Políticas e Diretrizes para Autores estão à disposição para conhecimento em seu sítio oficial na web, a saber – www.bts.senac.br – e que as mesmas podem ser modificadas a qualquer tempo, ficando imediatamente qualquer nova condição publicada on-line.