Experiência e significado de mentoria: da abordagem socrática à nova ciência da aprendizagem

Autores

  • Liv Mjelde

DOI:

https://doi.org/10.26849/bts.v46i2.828

Palavras-chave:

Divisão social do conhecimento, Práxis e conhecimento armazenado, Mentores e aprendizagem, Pedagogia da educação profissional, Pedagogia das profissões

Resumo

A mentoria como práxis desejada nas organizações de ensino chegou à frente das discussões sobre aprendizagem e ensino nas últimas décadas. A mentoria como conceito em teoria educacional na tradição europeia está ligada ao que foi chamado de Método Socrático. O mestre-professor é uma pessoa de experiência com quem os jovens podem conversar. Perguntas e reflexões devem desenvolver a curiosidade e o engajamento dos estudantes na busca de novos conhecimentos. Esse entendimento de conhecimento e aprendizagem corresponde a um modelo de aprendizagem em que a atividade prática é a base para aprender. Contradições entre perspectivas sobre formas de aprender são uma questão central em nossa época. Neste artigo, discutese essa problemática no contexto do trabalho científico de John Dewey, Célestin Freinet, Paulo Freire, Maria Montessori e Lev Vygotsky.

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Publicado

2020-08-11

Como Citar

Mjelde, L. . (2020). Experiência e significado de mentoria: da abordagem socrática à nova ciência da aprendizagem. Boletim Técnico Do Senac, 46(2). https://doi.org/10.26849/bts.v46i2.828

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