Estratégias de aprendizagem de universitários dos cursos de biologia, educação física e física

Autores

  • Elis Regina Costa
  • Maria Paulina de Assis

DOI:

https://doi.org/10.26849/bts.v49i.935

Resumo

Investigou-se o uso de estratégias de aprendizagem cognitivas, metacognitivas e disfuncionais de universitários ingressantes e concluintes dos cursos de biologia, educação física e física. Alunos ingressantes da biologia relataram usar mais estratégias cognitivas e metacognitivas do que os dos cursos de educação física e física. A análise por gênero apontou que alunos da biologia do sexo masculino relataram mais e melhores estratégias do que os dos cursos de educação física e física. Estratégias disfuncionais, como a procrastinação, foram citadas por estudantes da educação física e física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elis Regina Costa,

Professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Organizacional da Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Doutora em Educação

Maria Paulina de Assis

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Catalão. Doutora em Educação

 

Referências

ALMEIDA, Leandro S. Facilitar a aprendizagem: ajudar os alunos a aprender e a pensar. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 6, n. 2, p. 155-165, dez. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/cGwP8VQynhXsDDdcXCsRK3R/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 2 abr. 2023.

ANDRETTA, Ilana et al. Metacognição e Aprendizagem: como se relacionam? Psico, [s. l.], v. 41, n. 1, 2010. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/3879. Acesso em: 31 mar. 2023.

BORUCHOVITCH, Evely. A psicologia cognitiva e a metacognição: novas perspectivas para o fracasso escolar brasileiro. Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, v. 22, n. 110-111, p. 22-28, jan./abr. 1993.

BORUCHOVITCH, Evely. As estratégias de aprendizagem e o desempenho escolar de crianças brasileiras: considerações para a prática educacional. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 12, n. 2, p. 361-376, 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/prc/a/3RxKbjT7k9bdC5dFQmnyJbH/abstract/?lang=pt. Acesso em: 5 abr. 2023.

BORUCHOVITCH, Evely; COSTA, Elis Regina da; NEVES, Edna Rosa Correia. Estratégias de aprendizagem: contribuições para a formação de professores nos cursos superiores. In: JOLY, Maria Cristina Rodrigues Azevedo; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos; SISTO, Fermino Fernandes (Orgs.). Questões do cotidiano universitário. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005. p. 239-260.

BRASIL. Resolução Nº 196, de 10 de outubro de 1996. Brasília, DF : Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Saúde, 1996. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/1996/res0196_10_10_1996.html. Acesso em: 30 mar. 2021.

CAZAN, Ana-Maria. Self regulated learning strategies - predictors of academic adjustment. Procedia - Social and Behavioral Sciences, [s. l.], n. 33, p. 104-108, mar. 2012. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877042812001000?via%3Dihub. Acesso em: 10 abr. 2023.

COSTA, Elis Regina da; BORUCHOVITCH, Evely. Compreendendo relações entre estratégias de aprendizagem e a ansiedade de alunos do ensino fundamental de Campinas. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 15-24, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/prc/a/8HxC4svqkcchP4F5nLtCBxp/?lang=pt. Acesso em: 30 mar. 2023.

COSTA, Elis Regina da; BORUCHOVITCH, Evely. Produção auto-regulada de textos: considerações para a escolarização inicial. In: JOLY, Maria Cristina Rodrigues Azevedo; VECTORE, Célia. (org.). Questões de pesquisa e práticas em psicologia escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006. p. 37-60.

DERRY, Sharon J. Learning strategies for acquiring useful knowledge. In: JONES, Beau Fly; IDOL, Lorna. (ed.). Dimensions of thinking and cognitive instruction. Hillsdale: Lawrence Erlbaum, 1990. p. 347-379.

EL-ADL, Adel; ALKHARUSI, Hussain. Relationships between self-regulated learning strategies, learning motivation and mathematics achievement. Cypriot Journal of Educational Sciences, [s. l.], v. 15, n. 1, p. 104-111, Feb. 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/339680581_Relationships_between_self-regulated_learning_strategies_learning_motivation_and_mathematics_achievement. Acesso em: 20 mar. 2023.

ERDOGAN, Tolga. The investigation of self-regulation and language learning strategies. Universal Journal of Education Research, [s. l.], v. 6, n. 7, p. 1477-1485, 2018. Disponível em: https://www.hrpub.org/journals/article_info.php?aid=7179. Acesso em: 5 abr. 2023.

ERGEN, Binnur; KANADLI, Sedat. The effect of self-regulated learning strategies on academic achievement: a meta-analysis study. Eurasian Journal of Educational Research, n. 69, p. 55-74, May 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/318193952_The_Effect_of_Self-Regulated_Learning_Strategies_on_Academic_Achievement_A_Meta-Analysis_Study. Acesso em: 8 abr. 2023.

GARCÍA-PÉREZ, Daniel; FRAILE, Juan; PANADERO, Ernesto. Learning strategies and self-regulation in context: how higher education students approach different courses, assessments, and challenges. European Journal of Psychology Education, [s. l.], n. 36, p. 533-550, 2021. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10212-020-00488-z. Acesso em: 3 abr. 2023.

LEMOS, Lucas Schumacher. Estratégias de aprendizagem de estudantes de pedagogia: relações com característica demográficas e autopercepção de desempenho. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016.

LEMOS, Lucas Schumacher; COSTA, Elis Regina; BARBOSA, Nilton Cesar. Conhecendo as estratégias de aprendizagem de universitários dos cursos de História e Psicologia. Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2011. Disponível em: http://www.sbpcnet.org.br/livro/63ra/conpeex/pibic/trabalhos/LUCAS_SC.PDF. Acesso em: 7 mar. 2021.

MARIA, Lidiane Silva. Estratégias de aprendizagem e reprovação: uma análise sobre o Ensino Superior. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.

MCCORMICK, Christine B. Metacognition and learning. In: WEINER; Irving B.; REYNOLDS, William M.; MILLER, Gloria E. (ed.). Handbook of psychology. Hoboken: John Wiley & Sons, 2003. v. 7. p. 79-102.

MOHALLEM, Rosana Maria Martins. Estratégias de aprendizagem em universitários: avaliação e intervenção. 2016. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade São Francisco, Itatiba, 2016.

MUNEIRO, Maria de Lourdes. Estratégias de aprendizagem de alunos do ensino superior. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.

OLIVEIRA, Katya Luciane de; BORUCHOVITCH, Evely; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos. Estratégias de aprendizagem e desempenho acadêmico: evidências de validade. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, DF, v. 25, n. 4, p. 531-536, out./dez. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/S8xXnzpjt3gbfyDccYKNMZf/?lang=pt. Acesso em: 9 abr. 2023.

OLSON, Terry D. Assessment preservice physical education teacher education (PETE) students’ self-regulation: implications for teacher foundational enhancement. 2009. Doutorado (Tese em Filosofia, Educação Física, Esportes e Ciências do Exercício) – University of New Mexico, Albuquerque, 2010.

POMPEU, André Luiz Paiva. Relações entre competências de estudo e estratégias de aprendizagem no Ensino Superior. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Sapucaí, Pouso Alegre, 2018.

RIBEIRO, Célia. Metacognição: um apoio ao processo de aprendizagem. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 109-116, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/prc/a/SvPsW9L8v4t7gmDXGHrdTPc/?lang=pt. Acesso em: 30 mar. 2023.

SANTOS, Acácia Aparecida Angeli; BORUCHOVITCH, Evely. Escala de avaliação de estratégias de aprendizagem em universitários. 2008, manuscrito não publicado.

SANTOS, Osmar José Ximenes dos. O professor enquanto estudante: suas estratégias de aprendizagem. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.

SANTOS, Osmar José Ximenes dos; BORUCHOVITCH, Evely. Estratégias de aprendizagem na formação dos professores: uma análise da produção científica. Educação, Porto Alegre, v. 32, n. 3, p. 346-354, set./dez. 2009.

SILVA, Adelina Lopes da; SÁ, Isabel de. Saber estudar e estudar para saber. Porto: Porto Editora, 1993.

SILVA, Mayara Lybia da. Estratégias de aprendizagem: um estudo do Ensino Médio e Superior. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Sapucaí, Pouso Alegre, 2017.

Downloads

Publicado

2023-09-12

Como Citar

Costa, E. R., & Assis, M. P. de . . (2023). Estratégias de aprendizagem de universitários dos cursos de biologia, educação física e física. Boletim Técnico Do Senac, 49. https://doi.org/10.26849/bts.v49i.935

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)