Estratégias de aprendizagem de universitários dos cursos de biologia, educação física e física
DOI:
https://doi.org/10.26849/bts.v49i.935Abstract
Investigou-se o uso de estratégias de aprendizagem cognitivas, metacognitivas e disfuncionais de universitários ingressantes e concluintes dos cursos de biologia, educação física e física. Alunos ingressantes da biologia relataram usar mais estratégias cognitivas e metacognitivas do que os dos cursos de educação física e física. A análise por gênero apontou que alunos da biologia do sexo masculino relataram mais e melhores estratégias do que os dos cursos de educação física e física. Estratégias disfuncionais, como a procrastinação, foram citadas por estudantes da educação física e física.
Downloads
References
ALMEIDA, Leandro S. Facilitar a aprendizagem: ajudar os alunos a aprender e a pensar. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 6, n. 2, p. 155-165, dez. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/cGwP8VQynhXsDDdcXCsRK3R/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 2 abr. 2023.
ANDRETTA, Ilana et al. Metacognição e Aprendizagem: como se relacionam? Psico, [s. l.], v. 41, n. 1, 2010. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/3879. Acesso em: 31 mar. 2023.
BORUCHOVITCH, Evely. A psicologia cognitiva e a metacognição: novas perspectivas para o fracasso escolar brasileiro. Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, v. 22, n. 110-111, p. 22-28, jan./abr. 1993.
BORUCHOVITCH, Evely. As estratégias de aprendizagem e o desempenho escolar de crianças brasileiras: considerações para a prática educacional. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 12, n. 2, p. 361-376, 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/prc/a/3RxKbjT7k9bdC5dFQmnyJbH/abstract/?lang=pt. Acesso em: 5 abr. 2023.
BORUCHOVITCH, Evely; COSTA, Elis Regina da; NEVES, Edna Rosa Correia. Estratégias de aprendizagem: contribuições para a formação de professores nos cursos superiores. In: JOLY, Maria Cristina Rodrigues Azevedo; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos; SISTO, Fermino Fernandes (Orgs.). Questões do cotidiano universitário. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005. p. 239-260.
BRASIL. Resolução Nº 196, de 10 de outubro de 1996. Brasília, DF : Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Saúde, 1996. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/1996/res0196_10_10_1996.html. Acesso em: 30 mar. 2021.
CAZAN, Ana-Maria. Self regulated learning strategies - predictors of academic adjustment. Procedia - Social and Behavioral Sciences, [s. l.], n. 33, p. 104-108, mar. 2012. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877042812001000?via%3Dihub. Acesso em: 10 abr. 2023.
COSTA, Elis Regina da; BORUCHOVITCH, Evely. Compreendendo relações entre estratégias de aprendizagem e a ansiedade de alunos do ensino fundamental de Campinas. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 15-24, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/prc/a/8HxC4svqkcchP4F5nLtCBxp/?lang=pt. Acesso em: 30 mar. 2023.
COSTA, Elis Regina da; BORUCHOVITCH, Evely. Produção auto-regulada de textos: considerações para a escolarização inicial. In: JOLY, Maria Cristina Rodrigues Azevedo; VECTORE, Célia. (org.). Questões de pesquisa e práticas em psicologia escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006. p. 37-60.
DERRY, Sharon J. Learning strategies for acquiring useful knowledge. In: JONES, Beau Fly; IDOL, Lorna. (ed.). Dimensions of thinking and cognitive instruction. Hillsdale: Lawrence Erlbaum, 1990. p. 347-379.
EL-ADL, Adel; ALKHARUSI, Hussain. Relationships between self-regulated learning strategies, learning motivation and mathematics achievement. Cypriot Journal of Educational Sciences, [s. l.], v. 15, n. 1, p. 104-111, Feb. 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/339680581_Relationships_between_self-regulated_learning_strategies_learning_motivation_and_mathematics_achievement. Acesso em: 20 mar. 2023.
ERDOGAN, Tolga. The investigation of self-regulation and language learning strategies. Universal Journal of Education Research, [s. l.], v. 6, n. 7, p. 1477-1485, 2018. Disponível em: https://www.hrpub.org/journals/article_info.php?aid=7179. Acesso em: 5 abr. 2023.
ERGEN, Binnur; KANADLI, Sedat. The effect of self-regulated learning strategies on academic achievement: a meta-analysis study. Eurasian Journal of Educational Research, n. 69, p. 55-74, May 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/318193952_The_Effect_of_Self-Regulated_Learning_Strategies_on_Academic_Achievement_A_Meta-Analysis_Study. Acesso em: 8 abr. 2023.
GARCÍA-PÉREZ, Daniel; FRAILE, Juan; PANADERO, Ernesto. Learning strategies and self-regulation in context: how higher education students approach different courses, assessments, and challenges. European Journal of Psychology Education, [s. l.], n. 36, p. 533-550, 2021. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10212-020-00488-z. Acesso em: 3 abr. 2023.
LEMOS, Lucas Schumacher. Estratégias de aprendizagem de estudantes de pedagogia: relações com característica demográficas e autopercepção de desempenho. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016.
LEMOS, Lucas Schumacher; COSTA, Elis Regina; BARBOSA, Nilton Cesar. Conhecendo as estratégias de aprendizagem de universitários dos cursos de História e Psicologia. Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2011. Disponível em: http://www.sbpcnet.org.br/livro/63ra/conpeex/pibic/trabalhos/LUCAS_SC.PDF. Acesso em: 7 mar. 2021.
MARIA, Lidiane Silva. Estratégias de aprendizagem e reprovação: uma análise sobre o Ensino Superior. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.
MCCORMICK, Christine B. Metacognition and learning. In: WEINER; Irving B.; REYNOLDS, William M.; MILLER, Gloria E. (ed.). Handbook of psychology. Hoboken: John Wiley & Sons, 2003. v. 7. p. 79-102.
MOHALLEM, Rosana Maria Martins. Estratégias de aprendizagem em universitários: avaliação e intervenção. 2016. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade São Francisco, Itatiba, 2016.
MUNEIRO, Maria de Lourdes. Estratégias de aprendizagem de alunos do ensino superior. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.
OLIVEIRA, Katya Luciane de; BORUCHOVITCH, Evely; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos. Estratégias de aprendizagem e desempenho acadêmico: evidências de validade. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, DF, v. 25, n. 4, p. 531-536, out./dez. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/S8xXnzpjt3gbfyDccYKNMZf/?lang=pt. Acesso em: 9 abr. 2023.
OLSON, Terry D. Assessment preservice physical education teacher education (PETE) students’ self-regulation: implications for teacher foundational enhancement. 2009. Doutorado (Tese em Filosofia, Educação Física, Esportes e Ciências do Exercício) – University of New Mexico, Albuquerque, 2010.
POMPEU, André Luiz Paiva. Relações entre competências de estudo e estratégias de aprendizagem no Ensino Superior. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Sapucaí, Pouso Alegre, 2018.
RIBEIRO, Célia. Metacognição: um apoio ao processo de aprendizagem. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 109-116, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/prc/a/SvPsW9L8v4t7gmDXGHrdTPc/?lang=pt. Acesso em: 30 mar. 2023.
SANTOS, Acácia Aparecida Angeli; BORUCHOVITCH, Evely. Escala de avaliação de estratégias de aprendizagem em universitários. 2008, manuscrito não publicado.
SANTOS, Osmar José Ximenes dos. O professor enquanto estudante: suas estratégias de aprendizagem. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.
SANTOS, Osmar José Ximenes dos; BORUCHOVITCH, Evely. Estratégias de aprendizagem na formação dos professores: uma análise da produção científica. Educação, Porto Alegre, v. 32, n. 3, p. 346-354, set./dez. 2009.
SILVA, Adelina Lopes da; SÁ, Isabel de. Saber estudar e estudar para saber. Porto: Porto Editora, 1993.
SILVA, Mayara Lybia da. Estratégias de aprendizagem: um estudo do Ensino Médio e Superior. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Sapucaí, Pouso Alegre, 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Commitment to the Provision of Creative Commons Licensing
The Senac Journal of Education and Work is per the BY NC license, free of charge and with no commercial purpose.
In submitting their work for evaluation, the authors undertake to make their work available through the Creative Commons-BY NC license at the website <https://br.creativecommons.org>, thus dispensing with the need for signing any other document or contract with Senac to regulate the availability of their works in the Senac Journal of Education and Work.
The author (s) further declare that they recognize the Senac Journal of Education and Work as an open access journal, whose Policies and Authors Guidelines are available to know on its official website, namely - www.bts .senac.br - and that they can be modified at any time, and immediately any new condition published online.
The names and addresses informed in this journal will be used exclusively for the services provided by this publication and are not available for other purposes or to third parties.