Saber do trabalho, aprendizagem situada e ensino técnico

Authors

  • Jarbas Novelino Barato

Keywords:

Epistemologia, Saber no Trabalho, Ensino Técnico, Comunidades de Prática, Aprendizagem Situada

Abstract

Este artigo examina questões epistemológicas à luz dos saberes no trabalho. Utiliza narrativas de casos acontecidos com trabalhadores experientes e faz referência a estudos sobre a natureza do saber técnico. Analisa o status epistemológico da técnica, recorrendo à proposta de Ryle, e a aprendizagem situada, com base nas investigações de Lave e Wenger. Na conclusão, sugere que o ensino técnico deve olhar com interesse para os saberes que se estruturam no interior das atividades produtivas e nos modos de aprender em comunidades de prática.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2011-09-19

How to Cite

Novelino Barato, J. (2011). Saber do trabalho, aprendizagem situada e ensino técnico. Senac Journal of Education and Work, 37(3), 19–29. Retrieved from https://senacbts.emnuvens.com.br/bts/article/view/182

Most read articles by the same author(s)

> >> 

Similar Articles

> >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.