Certificação e normalização de competências: origens, conceitos e práticas

Authors

  • Raimundo Vossio Brígido

Keywords:

Educação, Trabalho, Educação Profissional

Abstract

Apresentamos uma visão geral da questão atual da certificação e normalização de competências, indo às várias vertentes que lhe deram origem e analisando as diversas propostas conceituais que influenciaram a análise do trabalho desde os inícios da revolução industrial até a última virada do modelo toyotista de produção. A mudança do conceito de qualificação para o conceito de competência. A passagem da noção de comportamento para a noção de cognição. As conseqüências da interligação mundial da economia, da formação das comunidades econômicas internacionais e a recente mobilização dos governos, instituições de formação e empresas para o estabelecimento de sistemas de normalização e certificação de competências profissionais são igualmente enfocados. Por fim, verificamos o caso brasileiro como reflexo das reformas que vêm ocorrendo em outros países e que nem sempre corresponde a uma necessidade real.

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Published

2001-04-02

How to Cite

Vossio Brígido, R. (2001). Certificação e normalização de competências: origens, conceitos e práticas. Senac Journal of Education and Work, 27(1), 2–15. Retrieved from https://senacbts.emnuvens.com.br/bts/article/view/558

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