ENVIRONM
T
DOI:
https://doi.org/10.26849/bts.v49.946Keywords:
educação ambiental; educação profissional e tecnológica; currículo; prática pedagógicaAbstract
O artigo analisa como a educação ambiental se faz presente nos cursos técnicos integrados do Senac de Palhoça, em Santa Catarina, considerando os projetos pedagógicos e a percepção de estudantes e professores. Trata-se de uma pesquisa descritiva de estudo de caso cujos resultados apontam que é do interesse da instituição que seus estudantes tenham consciência ambiental como cidadãos e futuros profissionais – perspectiva manifesta nos projetos pedagógicos dos cursos, na visão dos professores e, em certa medida, também na opinião dos estudantes.
Downloads
References
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016].. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 17 out. 2021.
BRASIL. Lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República 1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis /l9795.htm. Acesso em: 10 abr. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução n° 2, de 15 de junho de 2012. Estabelece as diretrizes curriculares nacionais para a educação ambiental. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 18 jun. 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rcp002_12.pdf. Acesso em 18 abr. 2021.
FLICKINGER, H. G. O ambiente epistemológico da educação ambiental. Educação & Realidade, Porto Alegre, n. 2, v. 19, jul./dez. 1994. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/issue/view/3048. Acesso em 20 nov. 2022.
GONÇALVEZ, J. S. (org.) Nossa história é sua história: Senac em Santa Catarina.. Florianópolis: Senac, Departamento Regional de Santa Catatina, 2014.
GUIMARÃES, M. A dimensão ambiental na educação. Campinas: Papirus, 2020.
LEFF, E. Aventuras da epistemologia ambiental: da articulação das ciências ao diálogo dos saberes. São Paulo: Cortez, 2012.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Conselho Nacional de Educação. Resolução n° 2, de 15 de junho de 2012. Estabelece as diretrizes curriculares nacionais para a educação ambiental. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 18 jun. 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rcp002_12.pdf. Acesso em 18 abr. 2021.
REIGOTA, M. Educação Ambiental frente aos desafios contemporâneos. In.: Anais do II Congresso Mundial de Educação Ambiental. Rio de Janeiro, 2004.
SANTOS, R. C. Implementação da educação ambiental em escolas do ensino fundamental em Aracaju. 2014. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) – Núcleo de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão, 2014. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/4160/1/ROSE_CLEIDE_SANTOS.pdf. Acesso em: 18 abr. 2022.
SENAC. Departamento Regional de Santa Catarina. Cursos disponíveis. Santa Catarina, c2021]. Disponível em: https://portal.sc.Senac.br/portal/cursos/todos/palhoca. Acesso em 21 dez. 2021.
SENAC. Departamento Regional de Santa Catarina.. Plano de Curso: técnico em Design de Interiores integrado ao ensino médio. Florianópolis: Senac/SC 2021.
SENAC. Departamento Regional de Santa Catarina.. Plano de Curso: técnico em Design de Interiores integrado ao ensino médio. Florianópolis: SENAC/SC, 2021.
SENAC. Departamento Regional de Santa Catarina.. Sobre o SENAC. Santa Catarina, c2021. Disponível em: https://portal.sc.Senac.br/portal/site/institucional/sobre-o- Senac/sc. Acesso em 21 jan. 2022.
STEIN, D. S. Ações educativas ambientais no cotidiano de uma escola municipal de Santa Maria, RS. 2011. Monografia (Especialização em Educação Ambiental). Centro de Ciências Rurais, Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/288/Stein_Dionisia_dos_Santos.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 03 ago. 2022.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e método. Porto Alegre: Bookman, 2005.
Downloads
Published
Versions
- 2024-05-06 (6)
- 2024-05-02 (5)
- 2024-05-02 (4)
- 2024-05-02 (3)
- 2024-05-02 (2)
- 2024-05-02 (1)
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Commitment to the Provision of Creative Commons Licensing
The Senac Journal of Education and Work is per the BY NC license, free of charge and with no commercial purpose.
In submitting their work for evaluation, the authors undertake to make their work available through the Creative Commons-BY NC license at the website <https://br.creativecommons.org>, thus dispensing with the need for signing any other document or contract with Senac to regulate the availability of their works in the Senac Journal of Education and Work.
The author (s) further declare that they recognize the Senac Journal of Education and Work as an open access journal, whose Policies and Authors Guidelines are available to know on its official website, namely - www.bts .senac.br - and that they can be modified at any time, and immediately any new condition published online.
The names and addresses informed in this journal will be used exclusively for the services provided by this publication and are not available for other purposes or to third parties.