Gamificação e ensino profissionalizante: opinião docente sobre a efetividade da técnica
DOI:
https://doi.org/10.26849/bts.v51.995Resumo
Gamificação é utilizar mecânica de jogos para engajar pessoas, atingir objetivos, aprender a partir de desafios, regras, feedbacks, resultados quantificáveis e reações emocionais, efetivadas com agência, imersão e diversão. O presente trabalho tem o objetivo de apresentar a avaliação, na visão dos docentes, do quanto a técnica contribui para o aprendizado do aluno no ensino técnico profissionalizante. Foi utilizado o método exploratório descritivo, quali-quantitativo, por meio da aplicação de pesquisa de campo junto aos professores de cursos técnicos profissionalizantes de três instituições educacionais da cidade de Franca-SP, com o intuito de verificar o que os professores pensam sobre a efetividade de tal ferramenta. Os resultados mostram que os docentes consideram que a gamificação é efetiva no aprendizado do estudante do curso técnico profissionalizante, bem como em outros aspectos, como motivação, engajamento e favorecimento no mercado de trabalho.
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