As novas diretrizes curriculares nacionais para a educação básica e suas implicações na educação profissional técnica de nível médio

Autores/as

  • Francisco Aparecido Cordão

Palabras clave:

Educação Profissional e Tecnológica, Educação Básica, Diretrizes Curriculares, Legislação Educacional

Resumen

O artigo apresenta o arcabouço legal que regulamenta os diferentes níveis e as modalidades da Educação Básica no Brasil, em especial suas implicações na Educação Profissional e Tecnológica, considerada como uma modalidade transversal à Educação Básica e ao ensino superior. Descreve, ainda, as ideias-forças que orientaram a construção das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica e suas modalidades de ensino, bem como seus impactos na organização e gestão dos currículos nas escolas. A partir da perspectiva da interdisciplinaridade e da transversalidade, esclarece o autor o conceito de matriz curricular e apresenta, em primeira mão, os pontos convergentes entre as Diretrizes Curriculares da Educação Básica e as da educação profissional técnica de nível médio, esta última em processo de análise e debate para aprovação pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação.

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Publicado

2011-12-19

Cómo citar

Cordão, F. A. (2011). As novas diretrizes curriculares nacionais para a educação básica e suas implicações na educação profissional técnica de nível médio. Boletín Técnico De Senac, 37(3), 41–55. Recuperado a partir de https://senacbts.emnuvens.com.br/bts/article/view/184

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