La educación en un mundo de marionetas: educación y control sociaL en la utopía de B.F. Skinner

Autores/as

  • Luis Felipe Jiménez Jiménez

Palabras clave:

Comportamentalismo, Humanismo, Utopia, Liberalismo, Skinner

Resumen

O romance utópico do psicólogo B. F. Skinner, Walden Dos, concebido como um meio para promover um novo modelo tecnológico de controle da conduta humana, constitui um dos principais paradigmas dos projetos sociais e educacionais contemporâneos. Sua adoção e adaptação em muitos dos setores mais poderosos do mundo ocidental conformam uma das provas contundentes da crise do humanismo e do fracasso dos ideais liberais. Assim, a presente análise tenta se interrogar sobre as condições de realidade nas quais foi possível pensar que tal utopia é realizável e desejável.

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Publicado

2011-08-19

Cómo citar

Jiménez Jiménez, L. F. (2011). La educación en un mundo de marionetas: educación y control sociaL en la utopía de B.F. Skinner. Boletín Técnico De Senac, 37(2), 5–14. Recuperado a partir de https://senacbts.emnuvens.com.br/bts/article/view/189

Número

Sección

Artigos