Formação técnica em saúde: expectativas, dilemas e (des)ilusões do aluno

Autores/as

  • Mônica Wermelinger
  • Antenor Amâncio Filho
  • Maria Helena Machado

Palabras clave:

Educação Profissional, Mercado de Trabalho, Discurso do Sujeito Coletivo, Técnico de Enfermagem

Resumen

Este estudo trata de investigação relacionada às expectativas e aos dilemas de alunos do curso técnico de enfermagem nas modalidades integrada e subsequente de duas escolas da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro. Relaciona as informações recolhidas no trabalho de campo ao contexto histórico, econômico, social e pedagógico-prático, que incidem sobre e, ao mesmo tempo, conformam a formação profissional na saúde. Os resultados sugerem que o curso técnico de nível médio em saúde, na modalidade subsequente, vem sendo procurado, majoritariamente, por indivíduos que buscam (re)inserção no mercado de trabalho, enquanto, na modalidade integrada, a meta da maioria é prosseguir os estudos em nível superior. Conclui-se que muitos aspectos da educação profissional, especialmente na área da saúde, contribuem para a permanência da dualidade.

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Publicado

2011-08-19

Cómo citar

Wermelinger, M., Amâncio Filho, A., & Machado, M. H. (2011). Formação técnica em saúde: expectativas, dilemas e (des)ilusões do aluno. Boletín Técnico De Senac, 37(2), 61–71. Recuperado a partir de https://senacbts.emnuvens.com.br/bts/article/view/194

Número

Sección

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