Educação científica

Autores/as

  • Pedro Demo

Palabras clave:

Educação científica, Método científico, Sociedade intensiva de conhecimento, Autoridade do argumento

Resumen

Educação científica é vista como uma das habilidades do século XXI, por ser este século marcado pela “sociedade intensiva de conhecimento”, sendo apreciada como referência fundamental de toda a trajetória de estudos básicos e superiores, com realce fundamental a tipos diversificados de ensino médio e técnico. Hoje, desafio maior é produzir conhecimento, e não mais apenas “transmitir”. Desse prisma o artigo mostra que produzir conhecimento não aponta apenas para o processo reconstrutivo técnico, mas principalmente para a habilidade de cada qual se tornar a fonte maior de suas oportunidades, na condição de sujeito que toma o destino em suas mãos. Considera que, embora a autonomia não possa ser plena – somos sempre seres limitados – pode ser muito ampliada se soubermos aprender e manejar conhecimento com autonomia. Trata-se de trabalhar o desafio da autoria, individual e coletiva, como se sugere nas plataformas virtuais mais flagrantemente interativas, como as da web 2.0. Construir oportunidades torna-se mais viável quando o sujeito não depende de que outros as inventem. Ele mesmo se faz oportunidade, porque as sabe criar, afirma o autor.

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Publicado

2010-08-19

Cómo citar

Demo, P. (2010). Educação científica. Boletín Técnico De Senac, 36(1), 15–25. Recuperado a partir de https://senacbts.emnuvens.com.br/bts/article/view/224

Número

Sección

Artigos

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