O Qualificarte como política pública: estudo sobre o fracasso e o sucesso escolar dos discentes

Autores/as

  • Patrícia Ferraz Abdo
  • Maria Auxiliadora Monteiro Oliveira

Palabras clave:

Políticas Públicas, Educação Profissional, Centro de Capacitação Profissional Qualificarte, Sucesso Escolar, Fracasso Escolar

Resumen

Este artigo analisa o Qualificarte I, política pública municipal de Belo Horizonte, voltada para capacitar para o trabalho sujeitos em situação de vulnerabilidade social e/ou de desemprego. O estudo, realizado em 2007/08, analisou as causas do sucesso/fracasso escolar de alunas de cursos ofertados. O Estudo utilizou a análise documental, a observação livre e a entrevista. Constatou-se que o sucesso escolar foi obtido por alunas que trabalhavam esporadicamente e não eram provedoras, possuindo uma situação financeira menos perversa; enquanto isso o fracasso escolar se relacionou à prática sistemática do trabalho, pois a mulher era provedora da família, em uma precária situação financeira.

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Publicado

2010-04-19

Cómo citar

Ferraz Abdo, P., & Monteiro Oliveira, M. A. (2010). O Qualificarte como política pública: estudo sobre o fracasso e o sucesso escolar dos discentes. Boletín Técnico De Senac, 36(1), 87–95. Recuperado a partir de https://senacbts.emnuvens.com.br/bts/article/view/230

Número

Sección

Artigos

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