A Construção da Proposta de Itinerários Formativos do Senac no Ceará

Autores/as

  • Maria José Camelo Maciel

Palabras clave:

Itinerários Formativos, Mundo do Trabalho, Flexibilização Curricular, Formação Continuada, Competências

Resumen

Trata-se de relato da experiência de implantação da proposta de Itinerários Formativos no Senac Ceará. São apresentados os pressupostos e os princípios que orientaram a proposta de construção de currículos flexíveis com base na relação indissociável entre o mundo do trabalho e a educação profissional. A partir desse pressuposto se reconheceu ser necessário articular saberes técnico-científicos, saberes sociais e saberes específicos do trabalho nas propostas curriculares, decorrendo disso o desdobramento da construção da proposta relatada. A partir daí, foram reconfiguradas a oferta e a gestão da educação profissional contextualizadas numa sociedade em que conhecimento, mudança e inovação assumem a centralidade nos processos de trabalho.

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Publicado

2008-08-19

Cómo citar

Camelo Maciel, M. J. (2008). A Construção da Proposta de Itinerários Formativos do Senac no Ceará. Boletín Técnico De Senac, 34(2), 72–79. Recuperado a partir de https://senacbts.emnuvens.com.br/bts/article/view/274

Número

Sección

Artigos

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