Competências Socioambientais: Pesquisa, Ensino, Práxis

Autores/as

  • Victor Novicki

Palabras clave:

Educação profissional, Competência socioambiental, Educação ambiental. Técnico em meio ambiente, Sociedade, Desenvolvimento sustentável

Resumen

Este trabalho objetiva contribuir para o processo de construção da matriz crítico-emancipatória do modelo de competências, de sua ressignificação na perspectiva da formação integral do trabalhador. Fundamentados no paradigma marxista e levando em consideração as “novas competências para ensinar” identificadas por Philippe Perrenoud, propomos a construção do que denominamos competências socioambientais, que visam transcender a alienação inerente ao modo de produção capitalista, através da abordagem da realidade socioambiental local (situação-problema), entendida como um importante recurso pedagógico (situação de aprendizagem significante) com vistas à superação de nossa cultura política autoritária e participação nos processos de formulação e implementação de políticas públicas e práticas sociais.

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Publicado

2007-12-19

Cómo citar

Novicki, V. (2007). Competências Socioambientais: Pesquisa, Ensino, Práxis. Boletín Técnico De Senac, 33(3), 18–31. Recuperado a partir de https://senacbts.emnuvens.com.br/bts/article/view/289

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