A sala de aula invertida como metodologia convergente ao paradigma da complexidade

Autores/as

  • Carla Castello Branco
  • Marilda Aparecida Behrens
  • Paulo Fernando Martins
  • Sirley Terezinha Filipak

DOI:

https://doi.org/10.26849/bts.v42i2.88

Palabras clave:

Sala de aula invertida, Flipped classroom, Paradigma da Complexidade

Resumen

A escola, ambiente privilegiado para a construção do conhecimento, está envolta em dinâmicas e propostas pedagógicas baseadas em paradigmas que sofrem alterações em função das transformações históricas. O paradigma da complexidade, cujos pressupostos se alicerçam em abordagens pedagógicas que favorecem o aprendizado humanizado e orientado para o convívio e contexto social, como a sala de aula invertida, que tem como principal característica o deslocamento do lugar do aprendizado e a autonomia do aluno, metodologia que já está presente em várias instituições, necessita que sua aplicabilidade seja avaliada.

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Publicado

2016-08-30

Cómo citar

Castello Branco, C., Behrens, M. A., Martins, P. F., & Filipak, S. T. (2016). A sala de aula invertida como metodologia convergente ao paradigma da complexidade. Boletín Técnico De Senac, 42(2), 118–135. https://doi.org/10.26849/bts.v42i2.88

Número

Sección

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