Aprender para trabalhar, trabalhar para aprender – o dilema da educação profissional
DOI:
https://doi.org/10.26849/bts.v49i.927Resumen
O presente artigo aborda a questão da formação profissional que ocorre tanto na escola, como nos próprios ambientes de trabalho e a necessidade articulação entre estas duas instâncias formativas. Aprender para trabalhar e trabalhar para aprender, são realidades formativas que se complementam e necessitam de uma abordagem adequada, de modo a permitir que contextos formativos importantes, que ocorrem nos ambientes de trabalho, sejam agregados na educação profissional. Para isto é necessário dispor de estruturas que se comuniquem com o meio laboral a fim de estudar suas possibilidades e demandas.
Descargas
Citas
BACAL, Maria Elisa Almeida; MAGALHÃES, Andrea S.; FÉRES-CARNEIRO, Terezinha. Transmissão geracional da profissão na família: repetição e diferenciação. Psico, Porto Alegre, v. 45, n. 4, p. 454-462, 23 dez. 2014. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/15344/12472. Acesso em: 12 jun. 2022.
BARATO, Jarbas Novelino. Conhecimento, trabalho e obra: uma proposta metodológica para a educação profissional. Boletim Técnico do Senac, Rio de Janeiro, set./dez. 2008, v. 34, n. 3, p. 4-15. Disponível em: https://bts.senac.br/bts/article/ view/262. Acesso em: 10 nov. 2019.
BARATO, Jarbas Novelino. A técnica como saber: investigação sobre o conteúdo do conhecimento do fazer. 250 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2003. Disponível em: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2003.282348. Acesso em 08 jun. 2020.
BARATO, Jarbas Novelino. Educação e saberes no trabalho. In: BARATO, Jarbas Novelino. [Blog] Boteco escola, [S. l.], 2013. Disponível em: https://jarbas.wordpress.com/2021/11/14/educacao-e-saberes-do-trabalho/. Acesso em: 15 nov.2021.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, Casa Civil, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 10 nov. 2019.
BRASIL. Portaria n. 24, de 19 de janeiro de 2021. Dispõe sobre o Sistema Nacional de Reconhecimento e Certificação de Saberes e Competências Profissionais - Re-Saber, no âmbito do Ministério da Educação. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 14, p. 96-97, 21 jan. 2021. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=21/01/2021&jornal=515&pagina=96&totalArquivos=141. Acesso em: 30 set. 2022.
BRASIL. Portaria Interministerial n. 1.082, de 20 de novembro de 2009. Dispõe sobre a criação da Rede Nacional de Certificação Profissional e Formação Inicial Continuada (Rede CERTIFIC). Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 223, 23 nov. 2009. Disponível em: http://www.adur-rj.org.br/4poli/gruposadur/gtpe/portaria_interministerial_1082_20_11_09.htm. Acesso em: 30 set. 2022.
COSTA, Edson de Andrade. Difusão tecnológica pelo CEFET/SC junto às empresas de reparação automotiva independentes da região da Grande Florianópolis. 2006. Dissertação (Mestrado em Administração). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2006. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/88432. Acesso em: 11 jul. 2021.
CUNHA, Luiz Antônio da. O ensino de ofícios artesanais e manufatureiros no Brasil escravocrata. 2. ed. São Paulo: UNESP; Brasília, DF: FLACSO, 2005.
DIONÍSIO, Bibiana. Apesar do aumento de vagas, jovens têm dificuldades para o 1º emprego. G1, Curitiba, 11 mar. 2014. Disponível em: https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2014/03/apesar-do-aumento-de-vagas-jovens-tem-dificuldades-para-o-1-emprego.html. Acesso em: 20 dez. 2021.
FERREIRA, Laura Senna. Trabalho, estigmas e trapaças: a profissão do mecânico automotivo. Revista Cronos, Natal, v. 15, n. 2, p. 155-171, 4 out. 2016. Disponível em: file:///C:/Users/luis.macena/Downloads/cronoseditores,+10_Trabalho,+estigmas+e+trapa%C3%A7as-+a+profiss%C3%A3o+do+mec%C3%A2nico+automotivo.pdf. Acesso em: 22 set. 21.
FUENTES, Leticia. Emprego: falta de experiência é barreira para 77% dos jovens. Revista Veja, [São Paulo], 16 jan. 2018. Disponível em: https://veja.abril.com.br/economia/emprego-falta-de-experiencia-e-barreira-para-77-dos-jovens/. Acesso em: 10 mar. 2020.
GERBELLI, Luiz Guilherme. Falta de mão de obra qualificada afeta metade das indústrias do país. G1, [S. l.], 11 fev. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/concursos-e-emprego/noticia/2020/02/11/falta-de-mao-de-obra-qualificada-afeta-metade-das-industrias-do-pais.ghtml. Acesso em: 5 mai. 2020.
GODINHO, Ana Cláudia Ferreira; FISCHER, Maria Clara Bueno; FRANZOI, Naira Lisboa (org.). A dinâmica da produção e a circulação de saberes: entre o trabalho e a formação – produção e circulação de saberes. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 22, n. 3, p. 117-124, set./dez. 2013.
GONÇALVES, Michelle Ferreira; MONTE, Paulo Aguiar do. A importância da experiência profissional na admissão e na disparidade salarial: um estudo para o mercado de trabalho formal do nordeste. Revista Economia e Desenvolvimento, Recife, v. 10, n. 1, p. 131-168, 2011. Disponível em: https://www.periodicos.ufpb.br/index.php/economia/article/view/11539/6634. Acesso em: 12 maio 2020.
Instituto Scherer. Relatório Social 2020. Joaçaba: Instituto Scherer, 31 dez. 2020. Disponível: https://www.institutoscherer.org/. Acesso em: 29 nov. 2021.
JONNAERT, Philippe. Competências e socioconstrutivismo: um quadro teórico. Lisboa: Instituto Piaget, 2009.
LAZZARI, Daniele Delacanali; MARTINI, Jussara Gue; PRADO, Marta Lenise do; BACKES, Vânia Marli Schubert; RODRIGUES, Jeferson; TESTONI, Ana Karoliny. Entre os que pensam e os que fazem: prática e teoria na docência em enfermagem. Revista Texto & Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 28, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/tce/v28/pt_1980-265X-tce-28-e20170459.pdf. Acesso em: 12 mai. 2020.
MAYEN, Patrick. A didática profissional: aprender em situação de trabalho, aprender das situações e aprender pelas situações de trabalho. In: ALVES, Wanderson Ferreira; MACHADO, Maria Margarida (org.). Trabalho & Saber: questões e proposições na interface entre formação e trabalho. Campinas: Mercado de Letras. 2016. p. 225-254.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Ciência, técnica e arte: O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza; DESLANDES, Suely Ferreira; CRUZ NETO, Otávio; GOMEZ, Romeu (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2002, p. 9-27.
NÚCLEO ESTADUAL DE AUTOMECÂNICAS (Santa Catarina). Home page. 2021. Disponível em: https://nea-sc.com.br/. Acesso em: 8 ago. 2021.
PAIVA, Vanilda. Desmistificação das profissões: quando as competências reais moldam as formas de inserção no mundo do trabalho. Contemporaneidade e Educação, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, p. 117-134, 1997.
PASTRÉ, Pierre. A análise do trabalho em didática profissional. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, DF, v. 98, n. 250, p. 624-637, set./dez. 2017. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3334. Acesso em: 14 jun. 2021.
PASTRÉ, Pierre; MAYEN, Patrick; VERGNAUD, Gérard. A didática profissional. In: GRUBER, Crislaine; ALLAIN, Olivier; WOLLINGER, Paulo (org.). Didática profissional: princípios e referências para a Educação Profissional. Florianópolis: Publicações do IFSC, 2019. p.11-87. Disponível em: https://www.ifsc.edu.br/documents/30701/523474/Livro+Didatica+Profissional-VFINAL-ISBN-online.pdf/9367b0c5-009e-4552-9330-2503828e71ad. Acesso em: 14 fev. 2020.
RAMOS, Marise Nogueira. Pedagogia das competências. In: PEREIRA, Isabel Brasil; LIMA, Julio César França. Dicionário da educação profissional em saúde. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2009.
ROSE, Mike. O Saber no trabalho: valorização da inteligência do trabalhador. São Paulo: Editora SENAC, 2007.
SIGAUT, François. Observações sobre a técnica e a tecnologia. [S. l.: s. n.], 2009. Disponível em: https://moodle.ead.ifsc.edu.br/pluginfile.php/261063/mod_resource/content/3/Tecnhique%20tecnhologies%20%281%29.pdf. Acesso em: 06 maio 2020.
SIMONDON, Michel. Mentalidade técnica. Revista Filosofia e Educação, v. 6, n. 3, out. de 2014. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/1754/1809. Acesso em: 14 Set 2021.
SOUZA JÚNIOR, Justino. Trabalho e Educação: diálogos necessários. In: 37ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 37., 2015, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: UFSC, 2015. Disponível em: https://www.anped.org.br/biblioteca/item/trabalho-e-educacao-dialo gos-necessarios. Acesso em: 12 jan. 2022.
TRINQUET, Pierre. Trabalho e educação: o método ergológico. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, São Paulo, v. 10, n. 38e, p. 93-113, 2012. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639753. Acesso em: 16 jul. 2021.
TRINQUET, Pierre. Entrevista. Revista Extra Classe. Abril/2013. Disponível em: https://www.extraclasse.org.br/geral/2013/04/o-trabalho-pensado/. Acesso em: 20 mai. 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Compromiso de Facilitación de los Trabajos en Licencia Creative Commons
El Boletín Técnico de Senac estará disponible a través de la licencia BY NC, de forma gratuita y sin fines comerciales.
En vista de ello, al someter sus trabajos para evaluación, los autores se comprometen a proveer la disponibilidad de sus trabajos por la licencia Creative Commons BY NC junto al sitio web <https://b.creativecommons.org>, dispensando así la necesidad de la firma de cualquier documento o contrato con Senac para regular la disponibilidad de sus trabajos en el Boletín Técnico de Senac.
Los autores declaran que reconocen el Boletín Técnico de Senac como periódico electrónico de acceso libre, cuyas Políticas y Directrices para Autores están a disposición para conocimiento en su sitio web oficial, a saber: www.bts.senac.br y que las mismas pueden ser modificadas en cualquier momento, quedando inmediatamente cualquier nueva condición publicada en línea.