Referências sobre práticas formativas em educação profissional: o velho travestido de novo frente ao efetivamente novo

Autores

  • Ronaldo Marcos de Lima Araujo
  • Doriedson do Socorro Rodrigues

Palavras-chave:

Filosofia da Práxis, Pragmatismo, Educação Profissional, Práticas Pedagógicas

Resumo

A partir de orientações marxistas, problematizamos o pragmatismo como referência predominante nas práticas formativas da educação profissional brasileira, em particular nas séries metódicas de ofício e na pedagogia das competências. Fazendo uso dos recursos da pesquisa bibliográfica, sob uma abordagem histórica, sustentamos a necessidade de um projeto de formação profissional pautado na filosofia da práxis, que tome o trabalho como orientador das ações formativas do trabalhador, promovendo-se uma educação orientada para a emancipação, no sentido de o trabalhador dominar todas as esferas produtivo-culturais da vida social. Ao final fazemos, com base na literatura estudada, algumas indicações para a organização didática da educação profissional fundada na filosofia da práxis.

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Publicado

2010-08-19

Como Citar

de Lima Araujo, R. M., & do Socorro Rodrigues, D. (2010). Referências sobre práticas formativas em educação profissional: o velho travestido de novo frente ao efetivamente novo. Boletim Técnico Do Senac, 36(2), 51–63. Obtido de https://senacbts.emnuvens.com.br/bts/article/view/218

Edição

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