O pragmatismo da era globalizada: o difícil equilíbrio entre a formação para a vida e a formação para o trabalho

Autores

  • Juarez de Andrade

Palavras-chave:

Globalização, Educação, Trabalho

Resumo

A cultura ocidental globalizada propõe, além da incerteza produzida pelas velozes transformações tecnológicas, a mudança de termos do mundo do trabalho, as modificações da vida cotidiana, familiar e social, numa espécie de relato que promove a cultura do efêmero, a cultura do simulacro, a cultura da fragmentação, a cultura da desesperança. Na escola, o que se busca é que os alunos se motivem pelo “deus da utilidade econômica” ou o “deus da tecnologia”. O pragmatismo triunfante promove o mundo do “salve-se quem puder”, do “vale-tudo”, justificados pela busca apressada de resultados cada vez mais autocentrados, por meio de caminhos sempre mais estreitos, levando ao amesquinhamento dos objetivos por meio da pobreza das metas e da ausência de finalidades. Esta é a temporalidade sócio-histórica do capital que vivenciamos – chamada de “globalização”, para muitos uma “globalização perversa”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2010-08-19

Como Citar

de Andrade, J. (2010). O pragmatismo da era globalizada: o difícil equilíbrio entre a formação para a vida e a formação para o trabalho. Boletim Técnico Do Senac, 36(2), 79–87. Obtido de https://senacbts.emnuvens.com.br/bts/article/view/220

Edição

Secção

Artigos

Artigos Similares

> >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.