O papel dos serviços autônomos para o desenvolvimento da formação profissional e da educação de jovens e adultos
DOI:
https://doi.org/10.26849/bts.v46i3.857Resumo
Neste artigo, sustenta-se que o sindicalismo patronal brasileiro traz a seu cargo, por via de leis, decretos e portarias, a responsabilidade de coadjuvar o Estado no desenvolvimento da formação profissional e da educação de jovens e adultos. Sustenta-se também que as instituições CNC, CNI, CNA e CNT têm o encargo de estruturar e operar seus serviços autônomos – Sesc, Senac, Senai, Sesi, Senar, Sest e Senat – para esses propósitos. As referidas entidades, segundo o autor, cumprem essas missões, entre outras tantas, sempre com rigor e atualidade conceitual, tecnológica e operacional. Compõem, por conseguinte, um braço do empresariado nacional na coautoria pela implementação do Estado de bem-estar social. O artigo conclui sugerindo que o fim último dessa aliança é combate ao desemprego estrutural e a paz social.
Downloads
Referências
ABI-ABIB, Maron Emile. Capitalismo social: o que é? Como adotar? Por que ele pode mudar o Brasil? Rio de Janeiro: Albatroz, 2020.
BELLUZZO, Luiz Gonzaga; GALÍPOLO, Gabriel. Volta às cavernas. Valor Econômico, [São Paulo], 6 jun. 2017. Opinião. Disponível em: https://valor.globo.com/opiniao/coluna/volta-as-cavernas.ghtml. Acesso em: 9 mar. 2021.
BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
CONSELHO Superior das Classes Produtoras (CONCLAP). [Rio de Janeiro: s. n., 1959]. Disponível em: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-tematico/conferencia-nacional-das-classes-produtoras-i-i-conclap. Acesso em: jan. 2020.
LAFER, Celso. Apresentação. In: BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. p. v-xviii.
NAÇÕES UNIDAS. Conheça os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. [S. l.]: ONU, 25 set. 2015. Disponível em: https://nacoesunidas.org/conheca-osnovos-17-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel-da-onu/. Acesso em: jan. 2020.
RENAUX, Pedro. Pobreza aumenta e atinge 54,8 milhões de pessoas em 2017. Rio de Janeiro: Agência IBGE Notícias, 05 dez. 2018. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/23299-pobreza-aumenta-e-atinge-54-8-milhoes-de-pessoas-em-2017. Acesso em: nov. de 2019.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 24. ed. Rio de Janeiro: Record, 2015.
SARAIVA, Adriana. Desocupação cai para 11,7% com alta informalidade em período eleitoral. Rio de Janeiro: Agência IBGE Notícias, 29 nov. 2018. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-denoticias/noticias/23182-desocupacao-cai-para-11-7-com-alta-da-informalidadeem-periodo-eleitoral. Acesso em: 25 fev. 2021.
SESC. Carta da paz social. Rio de Janeiro: Sesc, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Compromisso de Disponibilização dos Trabalhos em Licença Creative Commons
O Boletim Técnico do Senac será disponibilizado por meio da licença BY NC, de forma gratuita e sem fins comerciais.
Em vista disso, ao submeter seus trabalhos para avaliação, os autores se comprometem a providenciarem a disponibilização de seus trabalhos pela licença Creative Commons BY NC junto ao website <https://br.creativecommons.org>, dispensando, assim, a necessidade da assinatura de qualquer documento ou contrato com o Senac para regular a disponibilização de seus trabalhos no Boletim Técnico do Senac.
O(s) autor(es)declaram, ainda, que reconhecem o Boletim Técnico do Senac como periódico eletrônico de acesso livre, cujas Políticas e Diretrizes para Autores estão à disposição para conhecimento em seu sítio oficial na web, a saber – www.bts.senac.br – e que as mesmas podem ser modificadas a qualquer tempo, ficando imediatamente qualquer nova condição publicada on-line.