Psicologia positiva aplicada à educação: um olhar sobre o pensamento de professores das ciências da natureza acerca das virtudes humanidade e justiça
DOI:
https://doi.org/10.26849/bts.v49i.950Resumo
Os professores da educação básica devem trabalhar em suas aulas com as habilidades socioemocionais e também com a psicologia positiva. Assim, o objetivo deste trabalho foi compreender se os professores das ciências da natureza e matemática conhecem a psicologia positiva e também se suas virtudes são trabalhadas no dia a dia escolar. Para tanto, foram feitas entrevistas com alguns docentes e também se assistiu a seis de suas aulas. Os resultados mostraram que os professores não conheciam o termo mas tinham em mente algumas considerações pertinentes e trabalhavam com suas virtudes em sala de aula.
Downloads
Referências
ALZINA, R. B.; PANIELLO, S. H. Psicologia positiva, educação emocional e o programa Happy Class Class. Papéis do psicólogo, v. 38, n. 1, p. 58-65, 2017.
BISQUERRA, R. Psicopedagogía de las emociones. Madrid: Síntesis, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2018.
FONSECA, V. da. Importância das emoções na aprendizagem: uma abordagem neuropsicopedagógica. Revista Psicopedagogia, v. 33, n. 102, p. 365-384, 2016.
PASSARELI, P. M.; SILVA, J. A. da. Psicologia positiva e o estudo do bem-estar subjetivo. Estudos de Psicologia (Campinas), Campinas, v. 24, p. 513-517, 2007.
REY, R. A. et al. Programa aulas felices: psicología aplicada a la educación. [S.l.: s.n.], Oct. 2010. Disponível em: https://www.educacion.navarra.es/documents/27590/203401/Aulas+felices+documentaci %C3%B3n.pdf/3980650d-c22a-48f8-89fc-095acd1faa1b. . Acceso: 9 ago. 2023.
SELIGMAN, M. E. P. (2003). Felicidade Autêntica. [S. l.: s. n.], 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Compromisso de Disponibilização dos Trabalhos em Licença Creative Commons
O Boletim Técnico do Senac será disponibilizado por meio da licença BY NC, de forma gratuita e sem fins comerciais.
Em vista disso, ao submeter seus trabalhos para avaliação, os autores se comprometem a providenciarem a disponibilização de seus trabalhos pela licença Creative Commons BY NC junto ao website <https://br.creativecommons.org>, dispensando, assim, a necessidade da assinatura de qualquer documento ou contrato com o Senac para regular a disponibilização de seus trabalhos no Boletim Técnico do Senac.
O(s) autor(es)declaram, ainda, que reconhecem o Boletim Técnico do Senac como periódico eletrônico de acesso livre, cujas Políticas e Diretrizes para Autores estão à disposição para conhecimento em seu sítio oficial na web, a saber – www.bts.senac.br – e que as mesmas podem ser modificadas a qualquer tempo, ficando imediatamente qualquer nova condição publicada on-line.