Fundamentos pedagógicos: referências significativas comuns ao ensino nas áreas de estudos gerais e profissionalizantes
Palavras-chave:
Ensino, Aprendizagem, Avaliação, Fundamentos PedagógicosResumo
Este estudo é motivado pela atenção aos fundamentos pedagógicos como referências ao ensino, entendido como prática essencialmente educativa que se realiza tanto em nível de estudos básicos gerais como em nível de estudos específicos, profissionalizantes. Com essa motivação, ressalta-se, inicialmente, que o ensino, a aprendizagem e a avaliação constituem, em todas as áreas e cursos, processos inter-relacionados, recorrentes a fundamentos que ampliam e contextualizam a sua compreensão. A partir dessas considerações, assume-se, neste trabalho, o objetivo de rever os fundamentos, sem o propósito de esgotá-los, mas apenas de lembrar e reafirmar alguns de seus aportes significativos. A metodologia caracteriza-se, portanto, como uma revisão teórica, que sustenta análises e argumentações no estilo de um ensaio.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Compromisso de Disponibilização dos Trabalhos em Licença Creative Commons
O Boletim Técnico do Senac será disponibilizado por meio da licença BY NC, de forma gratuita e sem fins comerciais.
Em vista disso, ao submeter seus trabalhos para avaliação, os autores se comprometem a providenciarem a disponibilização de seus trabalhos pela licença Creative Commons BY NC junto ao website <https://br.creativecommons.org>, dispensando, assim, a necessidade da assinatura de qualquer documento ou contrato com o Senac para regular a disponibilização de seus trabalhos no Boletim Técnico do Senac.
O(s) autor(es)declaram, ainda, que reconhecem o Boletim Técnico do Senac como periódico eletrônico de acesso livre, cujas Políticas e Diretrizes para Autores estão à disposição para conhecimento em seu sítio oficial na web, a saber – www.bts.senac.br – e que as mesmas podem ser modificadas a qualquer tempo, ficando imediatamente qualquer nova condição publicada on-line.