A disciplina Língua Brasileira de Sinais nos currículos dos cursos de Pedagogia

Authors

  • Celia Regina Vitaliano
  • Maria Júlia Canazza Dall’Acqua
  • Sônia Maria Dechandt Brochado

Keywords:

Disciplina, Língua Brasileira de Sinais, Curso de Pedagogia

Abstract

Em 2002, publica-se a Lei nº 10.436 determinando a obrigatoriedade da disciplina Língua Brasileira de Sinais (Libras) em todos os cursos de Licenciatura. Considerando essa medida, buscamos caracterizar como Instituições de Ensino Superior (IES) públicas dos Estados do Paraná e de São Paulo estão organizando a disciplina nos cursos de Pedagogia. As análises curriculares desenvolvidas evidenciaram que a maioria das IES públicas do Estado do Paraná prevê sua inclusão, enquanto no Estado de São Paulo a previsão é para 60%. A maioria das ementas abrange os temas inclusão dos alunos surdos, cultura surda e os aspectos linguísticos da Libras.

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Published

2013-08-19

How to Cite

Vitaliano, C. R., Canazza Dall’Acqua, M. J., & Dechandt Brochado, S. M. (2013). A disciplina Língua Brasileira de Sinais nos currículos dos cursos de Pedagogia. Senac Journal of Education and Work, 39(2), 106–121. Retrieved from https://senacbts.emnuvens.com.br/bts/article/view/351

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