A Prática Pedagógica Vivenciada em Escolas Agrotécnicas Federais: Formação para Autonomia ou para Conformação?

Autores/as

  • Carlos Antônio Barbosa Firmino
  • Ana Paula Furtado Soares Pontes

Palabras clave:

Educação profissional rural, Objetivo educacional, Relação teoria-prática, Prática pedagógica

Resumen

Neste trabalho, analisamos o trabalho docente realizado por professores que lecionam disciplinas técnicas em três escolas agrotécnicas vinculadas à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação sob o ponto de vista dos objetivos de ensino e da relação teoria-prática. Na pesquisa, de cunho qualitativo, nos utilizamos da análise de conteúdo para trabalhar os depoimentos dos professores e interpretar como eles concebem e realizam sua prática pedagógica no cotidiano escolar. Concluímos que a prática pedagógica prevalecente nessas escolas é de cunho tradicional-tecnicista e conformista, que não se ajusta a uma perspectiva de formação profissional de um técnico-cidadão crítico e criativo, autônomo para sobreviver numa economia globalizada, conforme previsto nos princípios da educação profissional defendidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs.

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Publicado

2007-12-19

Cómo citar

Barbosa Firmino, C. A., & Furtado Soares Pontes, A. P. (2007). A Prática Pedagógica Vivenciada em Escolas Agrotécnicas Federais: Formação para Autonomia ou para Conformação?. Boletín Técnico De Senac, 33(3), 58–71. Recuperado a partir de https://senacbts.emnuvens.com.br/bts/article/view/293

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