Desafios na educação em nível técnico de enfermagem: uma proposta pedagógica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26849/bts.v48i.865

Palabras clave:

Capacitação profissional, Educação em enfermagem, Docentes de enfermagem, Educação técnica em enfermagem, Grupos focais

Resumen

O objetivo do presente artigo foi identificar e analisar as dificuldades didáticas e pedagógicas vivenciadas pelos enfermeiros de um curso técnico de enfermagem e capacitá-los utilizando a problematização. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e exploratório, com a realização de grupo focal e categorização temática. Os resultados foram categorizados como “aprimoramento docente”, “descompromisso do aluno com seu ensino” e “deficiência educacional prévia”. A capacitação promoveu mudanças positivas e estendê-la para demais unidades do Senac é mecanismo potencialmente (trans)formador de melhores profissionais para o mercado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cibele Isaac Saad Rodrigues



Citas

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: LDA Edições 70, 2015.

BARLEM, Edison Luiz Devos et al. The experience of moral distress in nursing: the nurses' perception. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 46, n. 3, p. 681–688, 2012.

BRIGGS, Crista L.; MURLEY, Lisa D.; JUKES, Pamela M. Synergizing with teacher educators to provide peer evaluations for nursing faculty. Nurse Educator, Wakefield, v. 43, n. 6, p. 289-291, 2018.

CRUZ, Ronny Anderson de Oliveira et al. Ensino do processo de enfermagem na academia: relato à luz de Maguerez. Revista Enfermagem UFPE On Line, Recife, v. 11, n. 12, p. 5471-5477, 2017.

DANIELSKI, Kellin et al. Contexto da sala de aula: estratégias de ensino e aprendizagem para uma educação para cidadania global na enfermagem. Revista Iberoamericana de Educación Investigación Enfermería, Madrid, v. 9, n. 4, p. 6-15, 2019. Disponível em: https://www.enfermeria21.com/revistas/aladefe/articulo/312/contexto-da-sala-de-aula-estrategias-de-ensino-e-aprendizagem-para-uma-educacao-para-cidadania-global-na-enfermagem/. Acesso em: 18 maio 2021.

FELICETTI, Vera Lucia; MOROSINI, Marília Costa. Do compromisso ao comprometimento: o estudante e a aprendizagem. Educar em Revista, Curitiba, n. esp. 2, p. 23-44, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/er/nspe2/02.pdf. Acesso em: 18 maio 2021.

FRANCO, Maria Amélia do Rosario Santoro. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagogia, Brasília, DF, v. 97, n. 247, p. 534-551, 2016.

GÓIS, Fernanda Arruda. Dificuldades e desafios do enfermeiro na prática pedagógica em um curso técnico de enfermagem. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação nas Profissões da Saúde) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Sorocaba, 2019.

GONDIM, Sônia Maria Guedes. Perfil profissional e mercado de trabalho: relação com a formação acadêmica pela perspectiva de estudantes universitários. Estudos de Psicologia, Natal, v. 7, n. 2, p. 299–309, 2002.

GONZÁLEZ-CHORDÁ, Victor Manuel; MACIÁ-SOLER, Maria Loreto. Evaluation of the quality of the teaching-learning process in undergraduate courses in Nursing. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 23, n. 4, p. 700-707, 2015.

IBGE. Pesquisa Mensal de Emprego PME: mulher no mercado de trabalho: perguntas e respostas. 2012. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/trabalhoerendimento/pme_n ova/Mulher_Mercado_Trabalho_Perg_Resp_2012.pdf. Acesso em: 18 maio 2021.

IBGE. PNAD Contínua 2018: educação avança no país, mas desigualdades raciais e por região persistem. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/24857-pnad-continua-2018-educacao-avanca-no-pais-mas-desigualdades-raciais-e-por-regiao-persistem. Acesso em: 18 maio 2021.

JAMSHIDI, Nahid. et al. The challenges of nursing students in the clinical learning environment: a qualitative study. Scientific World Journal, Boynton Beach, v. 2016, p. 1846178, 2016.

JARAUTA BORRASCA, Beatriz; MEDINA MOYA, Jose Luis; MENTADO LABAO, Trinidad. La transformación del saber en la enseñanza universitaria. Una aproximación desde el estudio del CDC. Revista de Investigación Educativa, Salamanca, v. 34, n. 2, p. 471-485, 2016.

KLOH, Daiana et al. Mudanças na formação do enfermeiro sob o eixo da integralidade do cuidado: revisão integrativa. Revista Enfermagem UFPE On Line, Recife, v. 9, p. 321-327, 2015. Suplemento 1.

LIMA, Margareth Maria Lima de et al. Dialogue: network that intertwines the pedagogical relationship into the practical-reflective teaching. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, DF, v. 69, n. 4, p. 610-617, 2016.

MENEZES, Kátia Rodrigues; NOVAES, Maria Rita Carvalho Garbi. Professional training and autonomy of nursing teachers in the qualification of higher education in nursing. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, DF, v. 73, n. 5, e20190543, 2020.

MONTES, L. G.; OLIVEIRA, A. A. C. As contribuições de Paulo Freire para a educação na enfermagem através do método da problematização. In: PBL2016 INTERNATIONAL CONFERENCE, São Paulo, 2016. Anais eletrônicos [...] São Paulo: USP, 2016. Disponível em: http://www.panpbl.org/site/evento/wpcontent/uploads/2016/10/6144041.pdf. Acesso em: 18 maio 2021.

MONTES, Lorena de Godoi; RODRIGUES, Cibele Isaac Saad; AZEVEDO, Gisele Regina de. Assessment of feedback for the teaching of nursing practice. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, DF, v. 72, n. 3, p. 663-670, 2019.

MORAES, Roseli Gabriel Amâncio; CARDOSO, Adilson Lopes. A necessidade de preparo pedagógico do enfermeiro para atuar na formação de profissionais da área da saúde com ênfase na enfermagem. Revista de Teorias e Práticas Educacionais, Cianorte, v. 7, n. 1, p. 14-20, 2015. Disponível em: https://www.mastereditora.com.br/periodico/20150821_153134.pdf. Acesso em: 18 maio 2021.

OLIVEIRA, Cláudio de; MOURA, Samuel Pedrosa; SOUSA, Edinaldo Ribeiro de. TIC’s na educação: a utilização das tecnologias da informação e comunicação na aprendizagem do aluno. Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v. 7, n. 1, p. 75-95, 2015. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/11019. Acesso em: 18 maio 2021.

REIBNITZ, Kenya Schmidt et al. Reorientation of nurses’ training: analysis of the protagonists. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 37, p. e68457, 2016.

ROCHA, Lenice Mirandola da; GUELLER, Marlise. Comprometimento dos alunos com a aprendizagem na disciplina de Matemática: considerações dos professores de uma escola federal do Rio Grande do Sul. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA, 6., 2013, Canoas. Anais eletrônicos [...], Canoas: ULBRA, 2013. Disponível em: http://www.conferencias.ulbra.br/index.php/ciem/vi/paper/viewFile/1375/242. Acesso em: 18 maio 2021.

RODRIGUES, Cláudia Cristiane Filgueira Martins et al. Innovative nursing education from the perspective of epistemologies of the South. Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 20, n. 2, p. 384-389, 2016.

SGARBI, Aniandra Karol Gonçalves et al. Enfermeiro docente no ensino técnico em enfermagem. Laplage em Revista, Sorocaba, v. 4, n. 1, p. 254-273, 2018.

SINGH, P; UNESCO. Learning: the treasure within. Paris: United Nations Educational; Routledge, 2010.

SOUZA, Daniela Maysa et al. Pedagogical preparation of nursing professors for professional secondary technical education. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, DF, v. 71, n. 5, p. 2431-2439, 2018.

VALENTE, G. S. C.; VIANA, L. de O. A formação do enfermeiro para o ensino de nível médio em Enfermagem: uma questão de competências. Enfemería Global, Murcia, v. 5, n. 2, p. 1-8, 2006. Disponível em: https://revistas.um.es/eglobal/article/view/364/361. Acesso em: 18 maio 2021.

WERLANG, J. C.; BUBLITZ, K. R. Desenvolver(se) com autonomia na profissão docente: o uso da internet como prática formativa do professor. Revista Maiêutica, Indaial, v. 5, n. 01, p. 99-110, 2017. Disponível em: https://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/PED_EaD/article/view/1704/818. Acesso em: 18 maio 2021.

Publicado

2022-05-30

Cómo citar

Arruda de Góis, F., Regina de Azevedo, G., & Isaac Saad Rodrigues, C. (2022). Desafios na educação em nível técnico de enfermagem: uma proposta pedagógica . Boletín Técnico De Senac, 48, e22006. https://doi.org/10.26849/bts.v48i.865

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

> >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.