Estratégias de ensino utilizadas pela equipe multiprofissional para o autocuidado de pacientes traqueostomizados: scoping review

Autores

  • maísa guermandi
  • Isadora de Freitas Marcatto
  • Izabela Meneghesso
  • Ricardo Luiz Correa
  • Fernanda Berchelli Girão

DOI:

https://doi.org/10.26849/bts.v51.991

Resumo

O objetivo foi descrever as evidências científicas acerca das estratégias de ensino utilizadas pela equipe multiprofissional para o autocuidado de pacientes traqueostomizados. Como método foi empregada a scoping review, realizando buscas nas bases de dados por revisores aos pares. Selecionaram-se oito estudos e a estratégia de ensino mais utilizada foi o diálogo entre os membros da equipe multidisciplinar e o paciente. Chegou-se à conclusão de que estratégias educativas de ensino podem proporcionar aos pacientes traqueostomizados habilidades cognitivas, técnicas e comportamentais no autocuidado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-12-16

Como Citar

guermandi, maísa, de Freitas Marcatto, I., Meneghesso, I., Luiz Correa, R., & Berchelli Girão, F. (2025). Estratégias de ensino utilizadas pela equipe multiprofissional para o autocuidado de pacientes traqueostomizados: scoping review. Boletim Técnico Do Senac, 51. https://doi.org/10.26849/bts.v51.991

Edição

Seção

Artigos