Os livros de " introdução à enfermagem" sob o enfoque da educação crítica e emancipadora
Keywords:
Educação, Trabalho, Educação ProfissionalAbstract
Analisa os livros didáticos que atendem à disciplina "Introdução à Enfermagem" nos cursos de nível médio, considerando a importância de uma formação crítico-emancipadora como meio de viabilizar a cidadania. Foram escolhidas as obras mais utilizadas no município do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, e sobre elas realizado um estudo explanatório e descritivo, considerando as vertentes técnico-pedagógicas. Sobre essas obras foram considerados pontos como a prestação de cuidados, o desenvolvimento de uma educação construída para o exercício da cidadania e a participação do profissional como ser humano integral. Aponta a importância de reconstruir o modo de dizer, provocando novos modos de ler e respeitando os vários modos de fazer enfermagem, assim como o despertar de uma práxis criativa, histórica e geograficamente localizada, promotora de valores humanitários e de cidadania.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Commitment to the Provision of Creative Commons Licensing
The Senac Journal of Education and Work is per the BY NC license, free of charge and with no commercial purpose.
In submitting their work for evaluation, the authors undertake to make their work available through the Creative Commons-BY NC license at the website <https://br.creativecommons.org>, thus dispensing with the need for signing any other document or contract with Senac to regulate the availability of their works in the Senac Journal of Education and Work.
The author (s) further declare that they recognize the Senac Journal of Education and Work as an open access journal, whose Policies and Authors Guidelines are available to know on its official website, namely - www.bts .senac.br - and that they can be modified at any time, and immediately any new condition published online.
The names and addresses informed in this journal will be used exclusively for the services provided by this publication and are not available for other purposes or to third parties.