Gamificação como método de ensino ativo e estratégia de engajamento e motivação na EaD: um estudo exploratório

Autores

  • Érika Regina da Silva Gallo
  • Matheus Pedroso de Moraes
  • Estevão da Silva Barros
  • Elisangela Pereira Senno
  • Leonardo Augusto Amaral Terra

DOI:

https://doi.org/10.26849/bts.v51.1004

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de examinar a influência da gamificação como método de ensino ativo para ampliação do engajamento e motivação educação a distância (EaD). Para tanto, foi realizado um estudo experimental entre dois grupos de alunos da mesma instituição de ensino, cujos dados obtidos foram analisados por meio de testes não paramétricos, teste post-hoc e pelo método comparativo, separados por grupos. Os resultados encontrados oferecem indícios de que a inclusão de elementos de gamificação em videoaula para EaD amplia a motivação e o engajamento dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-12-16

Como Citar

da Silva Gallo, Érika R., Pedroso de Moraes, M., da Silva Barros, E., Pereira Senno, E., & Amaral Terra, L. A. (2025). Gamificação como método de ensino ativo e estratégia de engajamento e motivação na EaD: um estudo exploratório . Boletim Técnico Do Senac, 51. https://doi.org/10.26849/bts.v51.1004

Edição

Seção

Artigos