Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Base Nacional Comum Curricular: integração curricular na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.26849/bts.v51.1039Resumo
O artigo se propõe a apresentar e justificar uma proposta de adequação das dez competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. A partir de uma análise minuciosa do documento que norteia a educação básica brasileira, a BNCC, foi identificado que, embora o texto contemple implicitamente ações e competências relacionadas aos ODS, há uma ausência de menção explícita a esses objetivos globais. Considerando que a função da educação transcende a mera preparação para o mercado de trabalho, servindo como um espaço crucial para a construção e conformação de um futuro desejado e sustentável, este estudo sugere reformulações específicas para cada uma das dez competências gerais. O objetivo é incorporar de maneira clara e direta os princípios e metas estabelecidos pelos ODS. A proposta visa fundamentalmente contribuir para uma formação estudantil mais completa e intrinsecamente alinhada aos complexos desafios do século XXI, promovendo a edificação de uma sociedade mais justa, democrática, inclusiva e sustentável.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Compromisso de Disponibilização dos Trabalhos em Licença Creative Commons
O Boletim Técnico do Senac será disponibilizado por meio da licença BY NC, de forma gratuita e sem fins comerciais.
Em vista disso, ao submeter seus trabalhos para avaliação, os autores se comprometem a providenciarem a disponibilização de seus trabalhos pela licença Creative Commons BY NC junto ao website <https://br.creativecommons.org>, dispensando, assim, a necessidade da assinatura de qualquer documento ou contrato com o Senac para regular a disponibilização de seus trabalhos no Boletim Técnico do Senac.
O(s) autor(es)declaram, ainda, que reconhecem o Boletim Técnico do Senac como periódico eletrônico de acesso livre, cujas Políticas e Diretrizes para Autores estão à disposição para conhecimento em seu sítio oficial na web, a saber – www.bts.senac.br – e que as mesmas podem ser modificadas a qualquer tempo, ficando imediatamente qualquer nova condição publicada on-line.
















