Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Base Nacional Comum Curricular: integração curricular na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.26849/bts.v51.1039Resumen
O artigo se propõe a apresentar e justificar uma proposta de adequação das dez competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. A partir de uma análise minuciosa do documento que norteia a educação básica brasileira, a BNCC, foi identificado que, embora o texto contemple implicitamente ações e competências relacionadas aos ODS, há uma ausência de menção explícita a esses objetivos globais. Considerando que a função da educação transcende a mera preparação para o mercado de trabalho, servindo como um espaço crucial para a construção e conformação de um futuro desejado e sustentável, este estudo sugere reformulações específicas para cada uma das dez competências gerais. O objetivo é incorporar de maneira clara e direta os princípios e metas estabelecidos pelos ODS. A proposta visa fundamentalmente contribuir para uma formação estudantil mais completa e intrinsecamente alinhada aos complexos desafios do século XXI, promovendo a edificação de uma sociedade mais justa, democrática, inclusiva e sustentável.
Descargas
Citas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Compromiso de Facilitación de los Trabajos en Licencia Creative Commons
El Boletín Técnico de Senac estará disponible a través de la licencia BY NC, de forma gratuita y sin fines comerciales.
En vista de ello, al someter sus trabajos para evaluación, los autores se comprometen a proveer la disponibilidad de sus trabajos por la licencia Creative Commons BY NC junto al sitio web <https://b.creativecommons.org>, dispensando así la necesidad de la firma de cualquier documento o contrato con Senac para regular la disponibilidad de sus trabajos en el Boletín Técnico de Senac.
Los autores declaran que reconocen el Boletín Técnico de Senac como periódico electrónico de acceso libre, cuyas Políticas y Directrices para Autores están a disposición para conocimiento en su sitio web oficial, a saber: www.bts.senac.br y que las mismas pueden ser modificadas en cualquier momento, quedando inmediatamente cualquier nueva condición publicada en línea.
















