Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Base Nacional Comum Curricular: integração curricular na educação básica

Autores/as

  • José Fernandes de Lima Universidade Federal de Sergipe (UFS), Brazil
  • Ana Paula Magalhães
  • Bahij Amin Aur
  • Fernanda Aparecida Yamamoto
  • Francisco Aparecido Cordão
  • Márcia Azevedo Coelho
  • Rosemary Soffner

DOI:

https://doi.org/10.26849/bts.v51.1039

Resumen

O artigo se propõe a apresentar e justificar uma proposta de adequação das dez competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. A partir de uma análise minuciosa do documento que norteia a educação básica brasileira, a BNCC, foi identificado que, embora o texto contemple implicitamente ações e competências relacionadas aos ODS, há uma ausência de menção explícita a esses objetivos globais. Considerando que a função da educação transcende a mera preparação para o mercado de trabalho, servindo como um espaço crucial para a construção e conformação de um futuro desejado e sustentável, este estudo sugere reformulações específicas para cada uma das dez competências gerais. O objetivo é incorporar de maneira clara e direta os princípios e metas estabelecidos pelos ODS. A proposta visa fundamentalmente contribuir para uma formação estudantil mais completa e intrinsecamente alinhada aos complexos desafios do século XXI, promovendo a edificação de uma sociedade mais justa, democrática, inclusiva e sustentável.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Fernandes de Lima, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Brazil

Professor Emeritus of UFS.

Citas


Publicado

2025-12-16

Cómo citar

Fernandes de Lima, J., Magalhães, A. P., Aur, B. A., Yamamoto, F. A., Cordão, F. A., Coelho, M. A., & Soffner, R. (2025). Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Base Nacional Comum Curricular: integração curricular na educação básica. Boletín Técnico De Senac, 51. https://doi.org/10.26849/bts.v51.1039

Número

Sección

Artigos