O ensino remoto em uma escola de aprendizagem profissional durante a pandemia: adaptações, avanços e exclusões em resposta à COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.26849/bts.v48i.924Palabras clave:
Ensino remoto; ensino de emergência; COVID-19Resumen
Este trabalho pretende refletir sobre os impactos da pandemia de COVID-19 em uma escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Profissional (Senac-SP). Nesse sentido, serão expostas algumas adaptações na prática pedagógica dessa escola. Tem-se como hipótese que, apesar dos avanços relacionados à mediação e ao planejamento da ação educacional remota, a pandemia expôs ainda mais as desigualdades sociodigitais dos educandos. Não obstante, as metodologias ativas vivenciadas podem ser de grande valia para um futuro educacional mais digital e inclusivo.
Descargas
Citas
AGÊNCIA IBGE NOTÍCIAS. PNAD Contínua: taxa de desocupação é de 14,2% e taxa de subutilização é de 29,0% no trimestre encerrado em janeiro de 2021. Rio de Janeiro: Agência IBGE Notícias, 31 mar. 2021. Estatísticas Sociais. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/30391-pnad-continua-taxa-de-desocupacao-e-de-14-2-e-taxa-de-subutilizacao-e-de-29-0-no-trimestre-encerrado-em-janeiro-de-2021. Acesso em: 31 mar. 2021.
BOA INFORMAÇÃO. Alunos da zona rural do Pernambucano acompanham aulas pelo rádio. [S. l.]: Boa informação, 19 jul. 2020. Disponível em: https://boainformacao.com.br/2020/07/alunos-da-zona-rural-do-pernambuco-acompanham-aulas-pelo-radio/. Acesso em: 26 mar. 2021.
BRASIL. Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, Casa Civil, 2014. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 8 abr. 2021.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, Casa Civil, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 15 abr, 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Planejamento da próxima década: conhecendo as 20 metas do Plano Nacional de Educação. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2014. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_conhecendo_20_metas.pdf. Acesso em: 04 ago. 2022.
BRASIL. Portaria n. 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 53, 18 mar. 2020. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=18/03/2020&jornal=515&pagina=39. Acesso em: 4 ago. 2022.
CHRISTENSEN, Clayton M.; HORN, Michael B.; STAKER, Heather. Ensino híbrido: uma inovação disruptiva? uma introdução à teoria dos híbridos. [S. l.]: Clayton Christensen Institute, 2013. Disponível em: https://www.christenseninstitute.org/publications/ensino-hibrido/. Acesso em: 7 abr. 2021.
DAYRELL, Juarez Tarcisio. A escola como espaço sócio-cultural. In: DAYRELL, Juarez Tarcisio. (org.). Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1996.
DEPARTAMENTO INTERSINDICAL DE ESTATÍSTICA E ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS. Quem são os idosos brasileiros. Boletim Especial, [s. l.], n. 1, 30 abr. 2020.
FARDO, Marcelo Luis. A gamificação aplicada em ambientes de aprendizagem. Renote – Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 1, jul. 2013.
FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS. Educação pode retroceder até quatro anos devido à pandemia, aponta estudo. [S. l.]: FGV, 22 jan. 2021. Disponível em: https://portal.fgv.br/noticias/educacao-pode-retroceder-ate-quatro-anos-devido-pandemia-aponta-estudo. Acesso em: 30 mar. 2021.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação, mito e desafio: uma perspectiva construtiva. 32. ed. Porto Alegre, Mediação, 2003.
IBGE. Censo Demográfico 2010: documentação dos microdados da amostra. Rio de Janeiro: IBGE, 2012. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/9662-censo-demografico%202010.html Acesso em: 02 fev. 2022.
IBGE. PNAD Contínua - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: o que é. Rio de Janeiro: IBGE, 2021. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/trabalho/9173-pesquisa-nacional-por-amostra-de-domicilios-continua-trimestral.html?=&t=o-que-e. Acesso em: 5 fev. 2022.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação de aprendizagem escolar. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
MORAN, J. Tecnologias digitais para uma aprendizagem ativa e inovadora. Atualização do texto Tecnologias no Ensino e Aprendizagem Inovadoras do livro A Educação que Desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas, SP: Papirus, 2012 5ª ed, cap. 4. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2017/11/tecnologias_moran.pdf
Acesso em: 15 set. 2022.
MUÑOZ, R. A experiência internacional com os impactos da COVID-19 na educação. 2020. Disponível em: https://pubdocs.worldbank.org/en/413781585870205922/pdf/POLITICAS-EDUCACIONAIS-NA-PANDEMIA-DA-COVID-19-O-QUE-O-BRASIL-PODE-APRENDER-COM-O-RESTO-DO-MUNDO.pdf . Acesso em: 15 set. 2022.
OIT. Impactos en el mercado de trabajo y los ingresos en América Latina y el Caribe. [S. l.]: OIT, 2020. Nota Técnica: Panorama Laboral em tiempos de la COVID-19. Disponível em: https://www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/---americas/---ro-lima/documents/publication/wcms_749659.pdf. Acesso em: 10 fev. 2022.
PERRENOUD, Philippe. Novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
SÃO PAULO (Estado). Decreto n. 64.881, de 22 de março de 2022. Decreta quarentena no Estado de São Paulo, no contexto da pandemia do COVID-19 (Novo Coronavírus), e dá providências complementares. São Paulo: Governo do Estado de São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.saopaulo.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/03/decreto-quarentena.pdf. Acesso em: 04 ago. 2022.
TOKARNIA, Mariana. Um em cada 4 brasileiros não tem acesso à internet, mostra pesquisa. Brasília, DF: Agência Brasil, 29 abr. 2020.
UNESCO. La educación superior en el siglo XXI: visión y acción. In: CONFERÊNCIA MUNDIAL SOBRE EDUCACIÓN SUPERIOR, 1998, París. Anais eletrônicos [...]. Unesco: Paris, 1998.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Compromiso de Facilitación de los Trabajos en Licencia Creative Commons
El Boletín Técnico de Senac estará disponible a través de la licencia BY NC, de forma gratuita y sin fines comerciales.
En vista de ello, al someter sus trabajos para evaluación, los autores se comprometen a proveer la disponibilidad de sus trabajos por la licencia Creative Commons BY NC junto al sitio web <https://b.creativecommons.org>, dispensando así la necesidad de la firma de cualquier documento o contrato con Senac para regular la disponibilidad de sus trabajos en el Boletín Técnico de Senac.
Los autores declaran que reconocen el Boletín Técnico de Senac como periódico electrónico de acceso libre, cuyas Políticas y Directrices para Autores están a disposición para conocimiento en su sitio web oficial, a saber: www.bts.senac.br y que las mismas pueden ser modificadas en cualquier momento, quedando inmediatamente cualquier nueva condición publicada en línea.