O ensino médio em questão: a análise de uma história recente
DOI:
https://doi.org/10.26849/bts.v34i1.280Palavras-chave:
Ensino Médio, História da Educação, Política Educacional, Financiamento da Educação, Educação, BrasilResumo
Analisa-se a história recente do ensino médio brasileiro (1971-2006), tendo como referência as modificações ocorridas no sistema capitalista e suas implicações na prática pedagógica escolar e no financiamento da educação pública brasileira. Considera-se que nesse período, além da expressiva expansão das matrículas nas escolas das redes estaduais, foi pródigo o debate sobre a identidade social do ensino médio. Destaca-se que, em meio ao embate político entre a academia e setores ligados ao ensino tecnológico e o Governo Federal no referente à garantia da não dissociação entre a formação geral e profissional no ensino médio, mantém-se a indefinição da identidade social do ensino médio.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Compromisso de Disponibilização dos Trabalhos em Licença Creative Commons
O Boletim Técnico do Senac será disponibilizado por meio da licença BY NC, de forma gratuita e sem fins comerciais.
Em vista disso, ao submeter seus trabalhos para avaliação, os autores se comprometem a providenciarem a disponibilização de seus trabalhos pela licença Creative Commons BY NC junto ao website <https://br.creativecommons.org>, dispensando, assim, a necessidade da assinatura de qualquer documento ou contrato com o Senac para regular a disponibilização de seus trabalhos no Boletim Técnico do Senac.
O(s) autor(es)declaram, ainda, que reconhecem o Boletim Técnico do Senac como periódico eletrônico de acesso livre, cujas Políticas e Diretrizes para Autores estão à disposição para conhecimento em seu sítio oficial na web, a saber – www.bts.senac.br – e que as mesmas podem ser modificadas a qualquer tempo, ficando imediatamente qualquer nova condição publicada on-line.