Sobre a relação histórica entre escola e sistema produtivo: desafios qualificacionais
Keywords:
Educação, Trabalho, Educação ProfissionalAbstract
As radicais transformações que estão perpassando o mundo do trabalho colocam em xeque concepções e práticas tradicionais de empresários, educadores, empregados e estudantes. Já vai distante a época em que havia um tempo para estudar, para se preparar e outro para colocar em prática saberes quase inalterados, apreendidos em outro espaço-tempo. Formação permanente é o reclamo dos dias de hoje, tanto para quem está no chamado mercado de trabalho, quanto para aqueles que pretendem ser por eles absorvidos e outros que almejam nele manter-se. As empresas estão sendo desafiadas a se transformarem em organizações qualificantes; as escolas e universidades a saírem dos seus muros e criarem interfaces com o mundo do trabalho. O resgate histórico desse processo de distanciamento-aproximação entre empresas e instituições educacionais e a discussão de desafios que envolvem esse relacionamento nos dias de hoje é o que nos propomos neste trabalho.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Commitment to the Provision of Creative Commons Licensing
The Senac Journal of Education and Work is per the BY NC license, free of charge and with no commercial purpose.
In submitting their work for evaluation, the authors undertake to make their work available through the Creative Commons-BY NC license at the website <https://br.creativecommons.org>, thus dispensing with the need for signing any other document or contract with Senac to regulate the availability of their works in the Senac Journal of Education and Work.
The author (s) further declare that they recognize the Senac Journal of Education and Work as an open access journal, whose Policies and Authors Guidelines are available to know on its official website, namely - www.bts .senac.br - and that they can be modified at any time, and immediately any new condition published online.
The names and addresses informed in this journal will be used exclusively for the services provided by this publication and are not available for other purposes or to third parties.