Sobre a relação histórica entre escola e sistema produtivo: desafios qualificacionais
Palabras clave:
Educação, Trabalho, Educação ProfissionalResumen
As radicais transformações que estão perpassando o mundo do trabalho colocam em xeque concepções e práticas tradicionais de empresários, educadores, empregados e estudantes. Já vai distante a época em que havia um tempo para estudar, para se preparar e outro para colocar em prática saberes quase inalterados, apreendidos em outro espaço-tempo. Formação permanente é o reclamo dos dias de hoje, tanto para quem está no chamado mercado de trabalho, quanto para aqueles que pretendem ser por eles absorvidos e outros que almejam nele manter-se. As empresas estão sendo desafiadas a se transformarem em organizações qualificantes; as escolas e universidades a saírem dos seus muros e criarem interfaces com o mundo do trabalho. O resgate histórico desse processo de distanciamento-aproximação entre empresas e instituições educacionais e a discussão de desafios que envolvem esse relacionamento nos dias de hoje é o que nos propomos neste trabalho.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Compromiso de Facilitación de los Trabajos en Licencia Creative Commons
El Boletín Técnico de Senac estará disponible a través de la licencia BY NC, de forma gratuita y sin fines comerciales.
En vista de ello, al someter sus trabajos para evaluación, los autores se comprometen a proveer la disponibilidad de sus trabajos por la licencia Creative Commons BY NC junto al sitio web <https://b.creativecommons.org>, dispensando así la necesidad de la firma de cualquier documento o contrato con Senac para regular la disponibilidad de sus trabajos en el Boletín Técnico de Senac.
Los autores declaran que reconocen el Boletín Técnico de Senac como periódico electrónico de acceso libre, cuyas Políticas y Directrices para Autores están a disposición para conocimiento en su sitio web oficial, a saber: www.bts.senac.br y que las mismas pueden ser modificadas en cualquier momento, quedando inmediatamente cualquier nueva condición publicada en línea.