Educação profissional agrícola em Minas Gerais no início do século XX e o ensino de adultos pelo método intuitivo

Autores/as

  • Daniela Pereira Versieux

Palabras clave:

História do Ensino Agrícola, Ensino Agrícola Prático, Método Intuitivo, Fazenda-modelo

Resumen

O presente artigo objetiva explicitar a forma pela qual o ensino profissional agrícola prático foi ministrado aos adultos trabalhadores na fazenda-modelo da Gameleira, entre os anos de 1906 e 1909. Objetiva também elucidar alguns aspectos da escolarização do trabalho e dos trabalhadores agrícolas em Minas Gerais nos anos iniciais da República. A fazenda-modelo da Gameleira foi uma instituição de ensino profissional agrícola que esteve vinculada ao processo mais geral de modernização do trabalho agrícola, da agricultura e da sociedade mineira. Localizou-se na zona rural de Belo Horizonte, Capital do Estado de Minas Gerais, Brasil, e ministrou ensino agrícola prático a vários trabalhadores e fazendeiros do Estado. Foi possível caracterizar o público para o qual a instituição foi criada, bem como explicitar alguns vínculos entre o processo de ensino-aprendizagem, dado através do método intuitivo, ou lição de coisas, e o processo de escolarização do trabalho agrícola. A produção agrícola, superando os métodos rotineiros de lida com a terra, era o enfoque de tal ensino essencialmente prático, que se constituiu de forma dual, contribuindo para que fossem expropriadas aos trabalhadores suas formas autônomas de sobrevivência e imprimindo ao método intuitivo a marca da divisão entre classes.

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Publicado

2012-04-19

Cómo citar

Pereira Versieux, D. (2012). Educação profissional agrícola em Minas Gerais no início do século XX e o ensino de adultos pelo método intuitivo. Boletín Técnico De Senac, 38(1), 35–45. Recuperado a partir de https://senacbts.emnuvens.com.br/bts/article/view/174

Número

Sección

Artigos