Estratégias de mediação online na perspectiva discente: um estudo de caso com o uso do software Alceste

Autores/as

  • Eunice de Castro e Silva
  • Gilda Helena Bernardino de Campos

Palabras clave:

Mediação pedagógica, Educação a Distância, Estratégias pedagógicas, Software Alceste

Resumen

Este artigo busca compreender a perspectiva dos alunos de um curso a distância sobre a mediação pedagógica. Como instrumento de coleta de dados, foi feito um recorte do questionário e selecionou-se uma questão aberta que foi trabalhada por meio da análise de conteúdo, utilizando-se o software Alceste. Na análise qualitativa, originaram-se quatro classes, sendo analisadas as classes 1 e 4 por serem as mais próximas semanticamente. Quanto à perspectiva sobre a mediação, o estudo mostrou que esta engloba a promoção de discussões, acompanhamento do desenvolvimento dos alunos, assistência aos alunos e momentos de interação mediador/aluno que foram identificados pelos estudantes como “tira-dúvidas”.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2015-04-30

Cómo citar

de Castro e Silva, E., & Bernardino de Campos, G. H. (2015). Estratégias de mediação online na perspectiva discente: um estudo de caso com o uso do software Alceste. Boletín Técnico De Senac, 41(1), 6–23. Recuperado a partir de https://senacbts.emnuvens.com.br/bts/article/view/63

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

> >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.