Educación para las emociones en alumnos portugueses de enseñanza primaria: desarrollo de habilidades (socio)emocionales
DOI:
https://doi.org/10.26849/bts.v47i1.867Palabras clave:
Habilidades socioemocionais, Educação para emoções, Dificuldades de aprendizagem, Ensino básicoResumen
O estudo de teor qualitativo (estudo de caso) aborda no seu escopo as emoções e habilidades socioemocionais em alunos portugueses com dificuldades de aprendizagem de duas escolas do ensino básico com aplicação de um programa. Os objetivos foram: compreender como os alunos lidam com as emoções; analisar a relação das dificuldades de aprendizagem com o estado emocional; valorizar a educação para as emoções na escola; desenvolver inteligência emocional nos alunos. As técnicas de recolha de dados foram: entrevistas semiestruturadas; observação participante; intervenção; focus group; notas de campo. Os resultados mostraram melhoria nas relações, nas habilidades emocionais e no desempenho escolar.ho escolar.
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