Reconexão entre teoria e prática em um curso técnico afetado pela pandemia
DOI:
https://doi.org/10.26849/bts.v48i.916Palabras clave:
Ensino remoto; ensino de emergência; COVID-19Resumen
Relata-se a experiência da oferta de duas disciplinas de um curso técnico subsequente em Eletromecânica durante a pandemia de COVID-19. O objetivo principal é trazer uma análise das estratégias de ensino adaptadas para as disciplinas de Eletrônica Básica, utilizando simuladores, de forma totalmente remota, e de Acionamentos Eletrônicos, ofertada de forma híbrida, entre aulas remotas e presenciais, observando o engajamento dos estudantes nessas disciplinas. Para tanto, buscou-se referencial teórico sobre o uso de simuladores e foram definidas metodologias para cada uma das disciplinas, considerando o contexto da pandemia. Como resultado, são apresentados um comparativo entre a oferta das duas disciplinas e as metodologias utilizadas, uma análise do engajamento dos estudantes e aprendizados para trabalhos futuros.
Descargas
Citas
AUTODESK. Eagle. 2021a. Disponível em: https://www.autodesk.com/products/eagle/free-download. Acesso em 9 nov. 2021.
AUTODESK. TinkerCAD. 2021b. Disponível em: https://www.tinkercad.com. Acesso em 5 nov. 2021.
BOND, Melissa; BEDENLIER, Svenja; MARÍN, Victoria I.; HÄNDEL, Marion. Emergency remote teaching in higher education: mapping the frst global online semester. International Journal of Educational Technology in Higher Education, [s. l.], v. 18, n. 50, p. 1-24, 2021. Disponível em: https://link.springer.com/content/pdf/10.1186/s41239-021-00282-x.pdf. Acesso em: 25 ago. 2022.
COSTA, Maria Adélia; COUTINHO, Eduardo Henrique Lacerda. Metodologias ativas e currículo integrado: a travessia para as práticas pedagógicas motivadoras na educação profissional técnica de nível médio. Boletim Técnico do Senac, Rio de Janeiro, v. 45, n. 7, p. 7-20, set./dez. 2019. Disponível em: https://www.bts.senac.br/bts/article/view/792. Acesso em: 25 ago. 2022.
COUTINHO, Carlos Roberto. Utilização de programas de simulação de circuitos no ensino de eletricidade e eletrônica. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 41., 2013, Gramado. Anais [...]. [S. l.]: ABENGE, 2013.
HART, Daniel W. Circuit simulation as an aid in teaching the principles of power electronics. IEEE Transactions on Education, [s. l.], v. 36, n. 1, p. 10-16, fev. 1993. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/abstract/document/204808. Acesso em: 25 ago. 2022.
OLIVEIRA, Muriel Batista de et al. O ensino híbrido no Brasil após pandemia do covid-19. Brazillian Journal of Development, Curitiba, v. 7, n. 1, p. 918-932, jan. 2021. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/22597. Acesso em: 25 ago. 2022.
PEREIRA, Nuno. O 555 como temporizador (monoestável) regulável. [Blog] Electric Ideas, [s. l.], 2014. Disponível em: https://electricideas.wordpress.com/2014/03/29/o-555-como-temporizador-monoestavel-regulavel/. Acesso em: 5 nov. 2021.
SILVA, Carlos Alexandre Gouvea da; SANTOS, Edson Leonardo dos; PELACINI, Douglas Antonio Firmino. Evaluation of academic experience in learning education over simulator softwares. International Journal of Alive Engineering Education, Goiânia, v. 2, n. 5, p. 23-40, jul./dez. 2018. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/ijaeedu/article/download/54716/26998. Acesso em: 25 ago. 2022.
SUMMIT, Raymond.; RICKARDS, Tony. A construtivist approach to mathematics laboratory classes. In: DELTA CONFERENCE ON TEACHING AND LEARNING OF UNDERGRADUATE MATHEMATICS AND STATISTICS, 9., 2013, Kiama, Australia. Anais […]. [S. l. : s. n.], 2013.
VALENTE, Geilsa Soraia Cavalcanti; MORAES, Érica Brandão de; SANCHEZ, Maritza Consuelo Ortiz; SOUZA, Deise Ferreira de. O ensino remoto frente às exigências do contexto de pandemia: Reflexões sobre a prática docente. Research, Society and Development, [s. l.], v. 9, n. 9, p. 1-13, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/8153/7109. Acesso em: 25 ago. 2022.
VALENTE, Solan Arantes. Transição do modelo de ensino presencial para o remoto no contexto do isolamento social: a experiência do TECPUC. Boletim Técnico do Senac, Rio de Janeiro, v. 47, n. 2, p. 98-113, maio/ago. 2021. Disponível em: https://www.bts.senac.br/bts/issue/view/92/144. Acesso em: 25 ago. 2022.
WANG, Guoping. Active learning in digital electronics: preview, exercise, teaching and learning. In: INTERNATIONAL MULTI-CONFERENCE ON ENGINEERING AND TECHNOLOGICAL INNOVATION, 2., 2009, Orlando. Proceedings […]. [S. l. : s. n.], 2009. Disponível em: https://www.iiis.org/cds2008/cd2009sci/imeti2009/paperspdf/f665aa.pdf. Acesso em: 25 ago. 2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Compromiso de Facilitación de los Trabajos en Licencia Creative Commons
El Boletín Técnico de Senac estará disponible a través de la licencia BY NC, de forma gratuita y sin fines comerciales.
En vista de ello, al someter sus trabajos para evaluación, los autores se comprometen a proveer la disponibilidad de sus trabajos por la licencia Creative Commons BY NC junto al sitio web <https://b.creativecommons.org>, dispensando así la necesidad de la firma de cualquier documento o contrato con Senac para regular la disponibilidad de sus trabajos en el Boletín Técnico de Senac.
Los autores declaran que reconocen el Boletín Técnico de Senac como periódico electrónico de acceso libre, cuyas Políticas y Directrices para Autores están a disposición para conocimiento en su sitio web oficial, a saber: www.bts.senac.br y que las mismas pueden ser modificadas en cualquier momento, quedando inmediatamente cualquier nueva condición publicada en línea.