A educação profissional em três tempos
Palavras-chave:
Educação Profissional, Legislação Brasileira, Legislação educacional, História da Educação ProfissionalResumo
Este artigo pretende trazer à tona três dispositivos legais relativamente pouco explorados na literatura sobre a educação profissional. O primeiro é dos anos Vinte, e se reporta aos esforços do deputado mineiro Fidélis Reis. O segundo, dos anos Trinta, faz parte de um abortado Plano Nacional de Educação que contém um capítulo sobre a educação profissional. E o terceiro faz parte dos anos Setenta, quando da sanção da Lei nº 6.297/75, que se trata de uma legislação exarada pelo Ministério do Trabalho à vista do fracasso da lei 5.692/71. Não se trata de um estudo exaustivo, o que demandaria maiores aprofundamentos. Trata-se de um estudo exploratório que visa buscar um pouco das concepções que o regeram, e provocar novos estudos sobre as mesmas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Compromisso de Disponibilização dos Trabalhos em Licença Creative Commons
O Boletim Técnico do Senac será disponibilizado por meio da licença BY NC, de forma gratuita e sem fins comerciais.
Em vista disso, ao submeter seus trabalhos para avaliação, os autores se comprometem a providenciarem a disponibilização de seus trabalhos pela licença Creative Commons BY NC junto ao website <https://br.creativecommons.org>, dispensando, assim, a necessidade da assinatura de qualquer documento ou contrato com o Senac para regular a disponibilização de seus trabalhos no Boletim Técnico do Senac.
O(s) autor(es)declaram, ainda, que reconhecem o Boletim Técnico do Senac como periódico eletrônico de acesso livre, cujas Políticas e Diretrizes para Autores estão à disposição para conhecimento em seu sítio oficial na web, a saber – www.bts.senac.br – e que as mesmas podem ser modificadas a qualquer tempo, ficando imediatamente qualquer nova condição publicada on-line.