Conhecimentos essenciais para docentes de educação profissional
DOI:
https://doi.org/10.26849/bts.v49i.900Resumo
A pesquisa investigou como as tecnologias digitais são integradas às práticas pedagógicas a partir do modelo TPACK. Foram realizadas uma revisão sistemática da literatura e entrevistas com professores, com análise de conteúdo automatizada por meio do software Iramuteq. Os resultados indicaram que a curadoria é a maneira pela qual os professores integram tecnologias digitais à prática pedagógica. Foram identificadas dificuldades no processo de curadoria e foi proposta a formação de professores por níveis de conhecimento tecnológico, com um ambiente virtual de aprendizagem como produto educacional.
Downloads
Referências
CIBOTTO, Rosefran Adriano Gonçales. O uso pedagógico das tecnologias da informação e comunicação na formação de professores: uma experiência na licenciatura em matemática. 2015. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015.
CORDÃO, Francisco Aparecido; MORAES, Francisco de. Educação profissional no Brasil: síntese histórica e perspectivas. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2020.
COSTA, Rosana Magnani da. O professor orientador de informática educativa: o curador de TDIC na Rede Pública Municipal de Educação de São Paulo. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
FEUERSTEIN, Reuven; FEUERSTEIN, Rafael S.; FALIK, Louis H. Além da inteligência: aprendizagem mediada e a capacidade de mudança do cérebro. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
FURTADO, Maykon; OLIVEIRA, Guilherme; PAREDE, Ismael; BRITO, Carlos. Desafios e oportunidades do uso da tecnologia na prática docente: uma revisão em torno do TPACK no Brasil. # Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, [s. l.], v. 10, n. 1, p. 1-15, 2021.
FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez, 2012.
GRIMMER, Justin; STEWART, Brandon M. Texto como dados: A promessa e as armadilhas dos métodos de análise automática de conteúdo para textos políticos. Análise Política, v. 21, n. 3, p. 267-297, 2013.
HARRIS, Judith; MISHRA, Punya; KOEHLER, Matthew. Teachers’ technological pedagogical content knowledge and learning activity types: Curriculum-based technology integration reframed. Journal of Research on Technology in Education, [s. l.], v. 41, n. 4, p. 393-416, 2009.
IMBERNÓN, Francisco. Formação permanente do professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias. Papirus editora, 2007.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Editora Papirus. 2012.
KOEHLER, Matthew; MISHRA, Punya. What is technological pedagogical content knowledge (TPACK)?. Contemporary Issues in Technology and Teacher Education, v. 9, n. 1, p. 60-70, 2009.
MALLMANN, Elena Maria; SCHNEIDER, Daniele da Rocha; MAZZARDO, Mara Denize. Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP) dos Tutores. Renote: Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 3, p. 1-10, 2 jan. 2014.
MASETTO, Marcos T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: MASETTO, Marcos T. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000. p. 133-173.
MAZZARDO, Mara Denize. Investigando as potencialidades dos ambientes virtuais de ensino-aprendizagem na formação continuada de professores. 2005. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2005.
MISHRA, P.; KOEHLER, M. J. Technological Pedagogical Content Knowledge: A Framework for Teacher Knowledge. Teachers College Record, [s. l.], v. 108, n. 6, p. 1017–1054, 2006. Disponível em: https://www.learntechlib.org/p/99246/?nl=1. Acesso em: 12 set. 2020.
MIZUKAMI, Maria da G. N. Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L. S. Shulman. Revista Educação, Santa Maria, v. 29, n. 2, p. 33-49, 2004.
NASCIMENTO, Elvira Lopes. A dupla semiotização dos objetos de ensino-aprendizagem: dos gestos didáticos fundadores aos gestos didáticos específicos. Signum: Estudos da Linguagem, v. 14, n. 1, p. 421-445, 2011.
PAIS, Luiz Carlos. Transposição Didática. In: MACHADO, Silvia Dias Alcântara (org.). Educação Matemática: uma (nova) introdução. 3. ed. São Paulo: Educ, 2010. p. 11-48.
RATINAUD, Pierre. IRaMuTeQ: Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires. Paris: Presses Universitaires de France, 2009. Disponível em: < http://www.iramuteq.org >. Acessado em: 26 mar. 2020.
ROGERS, Carl. Um jeito de ser. São Paulo: EPU, 1992.
ROLDÃO, Maria do Céu. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, p. 94-103, 2007.
SCHÖN, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. In: SCHÖN, Donald. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. v. 2. p. 77-91.
SHULMAN, Lee S. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos Cenpec: Nova Série, v. 4, n. 2, p. 196-229, dez. 2014.
SHULMAN, Lee. S. Those Who Understand: Knowledge Growth in Teaching. Educational Researcher, [s. l.], v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
TÉBAR, L. O perfil do professor mediador: pedagogia da mediação. São Paulo: Editora Senac, São Paulo, 2011.
WEISZ, T. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática, 2018. v. 1.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Compromisso de Disponibilização dos Trabalhos em Licença Creative Commons
O Boletim Técnico do Senac será disponibilizado por meio da licença BY NC, de forma gratuita e sem fins comerciais.
Em vista disso, ao submeter seus trabalhos para avaliação, os autores se comprometem a providenciarem a disponibilização de seus trabalhos pela licença Creative Commons BY NC junto ao website <https://br.creativecommons.org>, dispensando, assim, a necessidade da assinatura de qualquer documento ou contrato com o Senac para regular a disponibilização de seus trabalhos no Boletim Técnico do Senac.
O(s) autor(es)declaram, ainda, que reconhecem o Boletim Técnico do Senac como periódico eletrônico de acesso livre, cujas Políticas e Diretrizes para Autores estão à disposição para conhecimento em seu sítio oficial na web, a saber – www.bts.senac.br – e que as mesmas podem ser modificadas a qualquer tempo, ficando imediatamente qualquer nova condição publicada on-line.