Trabalho docente na educação básica: a atual agenda do Banco Mundial

Authors

  • Maria Inês Bomfim

Keywords:

Trabalho Docente, Banco Mundial, Teoria do Capital Humano

Abstract

Neste artigo procurou-se apreender o sentido das formulações sobre o trabalho docente na escola básica pública produzidas, a partir de 2007, pelo Banco Mundial. As atuais formulações reiteram velhos postulados, particularmente os da Teoria do Capital Humano, uma das teses de desenvolvimento como estratégia de recomposição capitalista, com amplo uso político e ideológico na definição de políticas educacionais. Essas produções acrescentam, entretanto, novas tentativas de ampliar a expropriação do trabalhador docente sob dupla argumentação: os professores, no Brasil, perdem muito tempo com atividades improdutivas na sala de aula, e esse tempo perdido faz falta aos alunos pobres.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2012-04-19

How to Cite

Bomfim, M. I. (2012). Trabalho docente na educação básica: a atual agenda do Banco Mundial. Senac Journal of Education and Work, 38(1), 17–23. Retrieved from https://senacbts.emnuvens.com.br/bts/article/view/172