Modelos de gestão escolar eficaz: reflexões sobre desafios e melhores práticas no Brasil e na Inglaterra

Authors

  • Anthony McNamara

DOI:

https://doi.org/10.26849/bts.v42i3.373

Keywords:

Modelos, Gestão escolar, Resultados, Desafios, Carreira docente, Inglaterra, Brasil, Office for Standards in Education, Children’s Services and Skills, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, National College for Teaching and Leadership

Abstract

Este artigo apresenta reflexões baseadas na qualidade autoral de facilitador de cursos para gestores escolares brasileiros no National College for Teaching and Leadership sobre aspectos de gestão escolar eficaz. Salienta a importância da personalidade e do modo de atuar do gestor escolar e analisa o desafio de tornar a profissão docente e a gestão escolar mais atraentes. Enfatiza que a gestão escolar deve centrar-se na qualidade da aprendizagem, e não em assuntos administrativos. Finalmente, proporciona exemplos das boas práticas que geram escolas públicas bem-sucedidas na Inglaterra e no Brasil.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2016-11-29

How to Cite

McNamara, A. (2016). Modelos de gestão escolar eficaz: reflexões sobre desafios e melhores práticas no Brasil e na Inglaterra. Senac Journal of Education and Work, 42(3), 92–105. https://doi.org/10.26849/bts.v42i3.373